Gimp 2.6 disponível para download

Na semana passada uma atualização para o Gimp foi lançada. A versão 2.6 do famoso editor de imagens em código aberto, que é um excelente software para se trabalhar com o Blender 3D, trouxe algumas novidades e melhorias na sua interface. Logo após o lançamento do software, as versões compiladas do Gimp 2.6 começaram a aparecer para os mais variados sistemas operacionais, portanto, se você quiser fazer download do Gimp 2.6, visite esse endereço. A lista de novidades do Gimp é extensa e envolvem a melhoria e adição de algumas ferramentas interessantes, como o Brush Dinamics, restrições de movimento ao mover um objeto e melhorias na ferramenta de seleção livre.

Agora a seleção livre pode intercalar linhas curvas com segmentos retos! Confira a lista completa de novidades do Gimp 2.6 aqui.

Esse vídeo mostra o Gimp 2.6 em ação:

Um dos projetos que estava sendo desenvolvido por um grupo de usuários do Gimp, envolvia a mudança na sua interface. Eles queriam uma interface semelhante ao que o GimpShop faz, mas pelo visto esse tipo de mudança ainda deve levar um tempo.

Essa mudança é positiva? Acho difícil, as pessoas mudarem de software apenas por alterações na interface, e hoje existem muitas opções de sistemas gratuitos na internet, como o próprio Photoshop Express, para realizar edições básicas em fotografia.

Quer ver um ponto de contradição na avaliação da interface do Gimp? Estou usando há algum tempo um software chamado Pixelmator, que só roda em Mac OS X, ele é um editor de imagens e ferramenta de pintura básica. Se você visitar o web site oficial da ferramenta, vai perceber que o conceito da sua interface é bem parecido com o do Gimp, tudo organizado em janelas separadas! Então, qual é o problema? Será que é o Gimp mesmo? Acho que muito disso está em preconceitos dos próprios artistas em usar sistemas Linux.

Então, a interface do Gimp é realmente boa?

A interface do Gimp pode gerar discussões acaloradas entre os defensores do software e os que preferem mais o Photoshop. Para tentar chegar a uma conclusão, fiz um teste com meus alunos em dois semestres diferentes. Em uma das disciplinas do curso, eu precisava falar sobre edição de imagens e fotografia nas aulas, e geralmente falava do Photoshop e do Gimp. Sempre mostrava o Photoshop primeiro e depois o Gimp. Mas, em um semestre, resolvi inverter a ordem e o resultado foi que os alunos acostumados com o Gimp, tiveram dificuldades em aprender Photoshop.

Conclusão? Tudo é questão de costume.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Gimp 2.6 disponível para download”

  1. É o que sempre digo, tudo é questão de cultura do usuario.
    Sempre vejo questões acaloradas nesse sentido, o pessoal metendo a boca só por causa da interface diferente.

    E alias, estou acompanhando seu site há um tempo, estou gostando muito.

    Estou fazendo uma disciplina onde se aprende a programar vba para autocad, só que o problema é que não sei nada de CAD, todos os tutoriais que encontro sempre dão enfase em comando e mais comandos, queria algo mais conceitual, algo mais didatico, pelo que vi vc é professor, então deve entender o que digo, vc sabe de algum tutorial que possa me ajudar. Já procurei em vários sites, mas os tutos não são do jeito que quero.

    Preciso de algo que ensine pelo menos conceitos básicos e parta para coisas mais elaboradas, não esses tutoriais que presumem que tenho que saber engenharia ou desenho mecânico, é que sou da área de informática, por isso estava pensando em algo 3d, mas sem presuposto que tenho que saber engenharia ou algo do tipo.

    Você pode me recomendar algo?

  2. Só mais uma coisa, notei que vc tem experiencia no Gimp, é um conhecimento profundo ou apenas superficial, se profundo, poderia me dizer qual a melhor ferramenta em si, Photoshop ou Gimp ou um Gimp merece ser mesmo defamado por alguns.

  3. Realmente concordo com você Allan é tudo uma questão de cultura, talvez se os softs-livres fossem apresentados de maneira mais sensata para as pessoas(ao invés de as pessoas se matarem a procurar na net softs pagos com cracks e outras coisas afins). Tenho muita vontade em aprender a usar o linux e o pacote de excelene softs que o acompanham porém não sei por onde começar!(se puder me ajudadr agradeço)haja vista que cai no mau costume de usar softs “pagos”.
    Gostaria de saber se o Pixelmator só pode ser usado por Mac’s? Pois vi o programa rodando e achei incrivel!

  4. O que não gosto no Gimp são aquelas janelas flutuantes. Nunca vi isso em programa algum, acho que só atrapalha.

  5. Oi..que tenho uma dúvida!

    Como fasso para salvar uma Redimenção que fiz?

    tendo salvar como 489×66!
    Mas não Consigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *