Qual o seu objetivo com o estudo de softwares e ferramentas ligadas à computação gráfica? Em algumas ocasiões isso é apenas um hobby, mas pode ser o inicio de uma carreira promissora, criando imagens ou animações para fins comerciais. Como passei muito tempo ministrando aulas sobre o assunto, sempre estava respondendo várias perguntas dos meus alunos; como é o mercado de trabalho? O que fazer para ter sucesso na área? A saída é abrir o seu próprio estúdio?

A resposta para essas perguntas é; o mercado não é fácil para ninguém! Isso não se resume apenas a quem trabalha com computação gráfica.

Mas, e se você quiser empreender o seu próprio negócio na área de computação gráfica? Como fazer para montar o seu próprio estúdio? Essa é a melhor alternativa?

Bem, o Brasil é chamado de país dos empreendedores, portanto, acho que esse é o desejo da maioria das pessoas que almejam um dia viver de computação gráfica. Se essa é a sua situação, o pessoa da revista 3D World, deve publicar na sua próxima edição um guia completo, sobre como montar o seu próprio estúdio de animação 3d. Ainda não tenho a revista, mas para mostrar um pouco do material, eles disponibilizaram um arquivo PDF com um guia, detalhando os passos necessários montar o seu próprio negócio.

O PDF foi feito de maneira que você pode imprimir o “pôster” no formato A3 e acompanhar os passos necessários, para a implementação e funcionamento do seu próprio estúdio de animação. O guia mostra os passos necessários um ano antes e depois do lançamento do projeto.

Para quem tem essa pretensão, o material é muito bom! Claro que você deve fazer adaptações para a realidade do mercado de trabalho no Brasil. Quem quiser levar a iniciativa a sério, deve fazer uma visita ao Sebrae, para buscar informações e apoio no empreendimento.

Esse é um passo enorme na vida profissional, abrir pode trazer mais trabalho e ao mesmo tempo preocupações. Você vai precisar se preocupar com contas, impostos, licenças de software, atualizações de hardware e principalmente na captação de clientes.

O guia que aborda assuntos como:

  • Estrutura tecnológica
  • Pesquisa de marketing
  • Finanças
  • Contratações

Se o seu objetivo é abrir um estúdio de animação no futuro, recomendo a leitura desse guia. Você pode tirar excelentes dicas dele.