Como montar seu próprio estúdio de animação 3d?

Qual o seu objetivo com o estudo de softwares e ferramentas ligadas à computação gráfica? Em algumas ocasiões isso é apenas um hobby, mas pode ser o inicio de uma carreira promissora, criando imagens ou animações para fins comerciais. Como passei muito tempo ministrando aulas sobre o assunto, sempre estava respondendo várias perguntas dos meus alunos; como é o mercado de trabalho? O que fazer para ter sucesso na área? A saída é abrir o seu próprio estúdio?

A resposta para essas perguntas é; o mercado não é fácil para ninguém! Isso não se resume apenas a quem trabalha com computação gráfica.

Mas, e se você quiser empreender o seu próprio negócio na área de computação gráfica? Como fazer para montar o seu próprio estúdio? Essa é a melhor alternativa?

Bem, o Brasil é chamado de país dos empreendedores, portanto, acho que esse é o desejo da maioria das pessoas que almejam um dia viver de computação gráfica. Se essa é a sua situação, o pessoa da revista 3D World, deve publicar na sua próxima edição um guia completo, sobre como montar o seu próprio estúdio de animação 3d. Ainda não tenho a revista, mas para mostrar um pouco do material, eles disponibilizaram um arquivo PDF com um guia, detalhando os passos necessários montar o seu próprio negócio.

O PDF foi feito de maneira que você pode imprimir o “pôster” no formato A3 e acompanhar os passos necessários, para a implementação e funcionamento do seu próprio estúdio de animação. O guia mostra os passos necessários um ano antes e depois do lançamento do projeto.

Para quem tem essa pretensão, o material é muito bom! Claro que você deve fazer adaptações para a realidade do mercado de trabalho no Brasil. Quem quiser levar a iniciativa a sério, deve fazer uma visita ao Sebrae, para buscar informações e apoio no empreendimento.

Esse é um passo enorme na vida profissional, abrir pode trazer mais trabalho e ao mesmo tempo preocupações. Você vai precisar se preocupar com contas, impostos, licenças de software, atualizações de hardware e principalmente na captação de clientes.

O guia que aborda assuntos como:

  • Estrutura tecnológica
  • Pesquisa de marketing
  • Finanças
  • Contratações

Se o seu objetivo é abrir um estúdio de animação no futuro, recomendo a leitura desse guia. Você pode tirar excelentes dicas dele.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Como montar seu próprio estúdio de animação 3d?”

  1. Opa! Bem que alguma alma caridosa poderia traduzir quando saísse. É justamente o que venho tentando engrenar apesar das dificuldades.

    Muito obrigado pela dica Allan.

  2. Olá, estou montando um estúdio de animação e precisava que me ajudassem com algumas perguntas. Como são divulgados os trabalhos dos estudios? Quanto, em geral, é pago ou cobrado por uma animação de cinco minutos e qual é a melhor forma de venda e marqueting de uma empresa de animação? Quanto seriam, em média, os impostos cobrados pela venda em escolas com emissão de nota fiscal? Qual seria o valor do preço unitário vezes a quantidade de uma animação com duração de cinco minutos?

  3. Ola , cara eu estou comecando a trabalhar com animacao agora.
    queria saber um pouco sobre equipamentos que posso adiquirir , ssou bem leigo no assunto e preciso de um pouco de instrucao a respeito de materiais .
    obrigado.

  4. Allan, você tem o link pra esse material da revista? Tentei entrar pra baixar o pdf, mas abre numa página vazia do site deles. Você conhece algum site especializado ou algum material pra me ajudar pra orientação em abrir um estudio de animação 3d?
    Grato desde já.
    Abraço.

    Att,
    Marco Patriota

  5. Ola alan,

    estou interessado em saber mais sobre como montar meu proprio “studio de animação”, mas nao acho o PDF e nem a revista! sera que voce poderia me enviar algun dos dois ou um link!

    Agradeço!!!

    Vitor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *