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Tutorial sobre pêlos e cabelos com partículas no Blender 3D

O desenvolvimento de um personagem virtual envolve uma série de fases, sendo que a parte de modelagem 3d usando polígonos ou escultura é apenas o começo, a parte de acabamento do personagem pode literalmente dar vida a sua criação. O Blender 3D recebeu uma grande atualização no seu sistema de partículas, na versão 2.46 e agora possibilita a criação de simulações para cabelos e pêlos, ainda mais complexos que antes. Quando isso é somado com o sistema de materiais e nós, a ferramenta fica ainda mais completa!

O que é necessário para adicionar cabelos em um personagem?

Você precisa conhecer o sistema de partículas, materiais e o funcionamento do weight paint do Blender. Um ótimo exemplo de como essas ferramentas podem ajudar, pode ser visualizado nesse ótimo tutorial em vídeo que apresento nesse artigo. O tutorial mostra um personagem semelhante ao King Kong, em que o artista precisa adicionar pêlos sobre a malha, para que o personagem possa assumir uma aparência mais real.

Esse é o vídeo:


Blender Fur Tutorial from Dave Ward on Vimeo.

Repare que o maior desafio do artista para configurar esse tipo de personagem é a seleção das áreas que devem emitir partículas. Por exemplo, repare que na parte central do personagem não está emitindo partículas, deixando a barriga do personagem visível.

Isso é feito com o Weight Paint, em que você vai literalmente pintar as áreas em que o modelo 3d do personagem deve emitir as partículas. Para essa tarefa o Blender 3d tem um modo especial de pintura, que é muito útil para esse tipo de tarefa e também para a configuração de Soft Bodies, Cloth e deformações para animação de personagens.

Um ponto importante para que os pêlos e cabelos dos personagens sejam representados de maneira realista é a iluminação. Sim, a iluminação tem grande influencia no render final da imagem, para que os filamentos tenham uma aparência realista. Repare no tutorial que o personagem está posicionado entre várias Spots, que não são visíveis a principio, mas analisando melhor o vídeo, podemos identificar a estrutura delas no tutorial.

Portanto, para os usuários que gostariam de aprender um pouco mais sobre o Blender 3D, essa é uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre criação de personagens virtuais.

2017-04-11T10:33:48+00:00 By |Blender 3D|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Rodrigo Santiago 09/10/2008 em 10:21 am

    Bom tutorial. Engraçado que eu tive mais facilidade com esse novo sistema do que com o antigo.
    Concordo com o que você disse sobre a importância da iluminação para o realismo dos pêlos. Gostaria de acrescentar que nos meus estudos, o que considerei mais importante e difícil mesmo, foi o acertar o shader correto do das partículas, pois não adianta nada você ter uma boa iluminação se o shader estiver por exemplo, com o “hard” errado, não vai ficar bom. O segredo é o conjunto de iluminação + shader e testar mesmo, até chegar no resultado.

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