Tutorial sobre pêlos e cabelos com partículas no Blender 3D

O desenvolvimento de um personagem virtual envolve uma série de fases, sendo que a parte de modelagem 3d usando polígonos ou escultura é apenas o começo, a parte de acabamento do personagem pode literalmente dar vida a sua criação. O Blender 3D recebeu uma grande atualização no seu sistema de partículas, na versão 2.46 e agora possibilita a criação de simulações para cabelos e pêlos, ainda mais complexos que antes. Quando isso é somado com o sistema de materiais e nós, a ferramenta fica ainda mais completa!

O que é necessário para adicionar cabelos em um personagem?

Você precisa conhecer o sistema de partículas, materiais e o funcionamento do weight paint do Blender. Um ótimo exemplo de como essas ferramentas podem ajudar, pode ser visualizado nesse ótimo tutorial em vídeo que apresento nesse artigo. O tutorial mostra um personagem semelhante ao King Kong, em que o artista precisa adicionar pêlos sobre a malha, para que o personagem possa assumir uma aparência mais real.

Esse é o vídeo:


Blender Fur Tutorial from Dave Ward on Vimeo.

Repare que o maior desafio do artista para configurar esse tipo de personagem é a seleção das áreas que devem emitir partículas. Por exemplo, repare que na parte central do personagem não está emitindo partículas, deixando a barriga do personagem visível.

Isso é feito com o Weight Paint, em que você vai literalmente pintar as áreas em que o modelo 3d do personagem deve emitir as partículas. Para essa tarefa o Blender 3d tem um modo especial de pintura, que é muito útil para esse tipo de tarefa e também para a configuração de Soft Bodies, Cloth e deformações para animação de personagens.

Um ponto importante para que os pêlos e cabelos dos personagens sejam representados de maneira realista é a iluminação. Sim, a iluminação tem grande influencia no render final da imagem, para que os filamentos tenham uma aparência realista. Repare no tutorial que o personagem está posicionado entre várias Spots, que não são visíveis a principio, mas analisando melhor o vídeo, podemos identificar a estrutura delas no tutorial.

Portanto, para os usuários que gostariam de aprender um pouco mais sobre o Blender 3D, essa é uma ótima oportunidade para aprender um pouco mais sobre criação de personagens virtuais.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial sobre pêlos e cabelos com partículas no Blender 3D”

  1. Bom tutorial. Engraçado que eu tive mais facilidade com esse novo sistema do que com o antigo.
    Concordo com o que você disse sobre a importância da iluminação para o realismo dos pêlos. Gostaria de acrescentar que nos meus estudos, o que considerei mais importante e difícil mesmo, foi o acertar o shader correto do das partículas, pois não adianta nada você ter uma boa iluminação se o shader estiver por exemplo, com o “hard” errado, não vai ficar bom. O segredo é o conjunto de iluminação + shader e testar mesmo, até chegar no resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *