Clicky

Adobe InDesign CS4: Tutoriais e novidades

O profissional de computação gráfica precisa conhecer, mesmo que seja de maneira superficial, o processo de criação em várias áreas, pois ele na maioria das vezes está criando material gráfico, como imagens, para utilização em outros softwares de finalização. Por exemplo, na criação de um infográfico para uma revista no Blender 3D ou 3ds Max, você provavelmente passará o render final para uma pessoa diagramar no Adobe InDesign ou no Quarkxpress. O mercado de editoração eletrônica, aqui no Brasil é praticamente dominado pelo InDesign, mesmo com pessoas ainda fazendo diagramação com o Corel Draw, o que não está errado, mas o Draw não foi feito para isso.

Nas últimas semanas o Adobe InDesign ganhou uma atualização, no lançamento do pacote CS4 da Adobe. Por muito tempo, ministrei aulas de Indesign e mesmo depois de ter parado com as aulas, ainda me mantenho informado sobre a ferramenta, para eventualmente voltar a trabalhar com ele.

Caso você também queira se atualizar sobre o InDesign, recomendo a visita ao web site da Adobe, para conferir vários vídeos de demonstração do InDesign CS4.

Quais as novidades? Assim como nas outras ferramentas do pacote CS4, o IndDesign apresenta várias opções de integração avançada com diferentes mídias, como a possibilidade de exportar documentos para o formato SWF, fazendo os seus documentos ficarem prontos para a internet.

Veja esse vídeo, que demonstra uma ferramenta de busca do InDesign CS4 extremamente poderosa, chamada de GREP Styles:

Com essa ferramenta, podemos selecionar e aplicar estilos em vários elementos de um documento, determinando padrões. Por exemplo, caso o artista precise selecionar todos os textos que estão entre aspas, mas com formatos compostos, com essa ferramenta fica mais fácil realizar essa busca.

Essa é uma lista resumida das novidades dessa versão:

  • Texto condicional: Com essa ferramenta, você pode configurar condições específicas para quem um texto ou gráfico esteja presente no documento. Por exemplo, se o documento for exportado para PDF, um determinado estilo de parágrafo deve ser aplicado no texto.
  • Páginas condicionais inteligentes: Esse recurso funciona em conjunto com o texto condicional, em que alterações significativas na diagramação, podem demandar a inserção ou exclusão de páginas no documento.
  • Linhas guias interativas: Assim como já existia no Illustrator, o InDesign agora tem linhas guia interativas, que se adaptam e identificam os contornos dos objetos.
  • Transições de página no formato PDF ou SWF: Se o seu objetivo é trabalhar conteúdos para internet, o InDesign apresenta algumas opções bem interessantes de transições de páginas
  • Alertas em tempo real: Uma das coisas que deixa os artistas envolvidos na criação de documentos mais preocupados é a possibilidade do material apresentar problemas na impressão. Os projetos do InDesign, agora podem exibir alertas em tempo real, na barra de status do projeto.

Para as pessoas que quiserem conhecer tudo sobre a ferramenta, a Adobe disponibilizou na web a documentação do InDesign CS4, inclusive com a opção de fazer o download do material em PDF.

2017-04-11T10:33:48+00:00 By |Ilustração|8 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 09/10/2008 em 2:47 pm

    Por falar em Indesign, como será que anda o projeto Scribus?!
    Se puder escreve alguma coisa sobre ele também, ou ferramentas alternativas para o GNU/Linux.

    Seu blog está muito bom e bem atualizado Allan, nota 10!

  2. […] criar layouts para páginas A4, cartões de visita e folders. O objetivo não é concorrer com o Indesign CS4, mas é muito bom ter uma opção para criar documentos curtos, sem a necessidade de fazer página […]

  3. Edmilson Mandiar 12/11/2008 em 9:30 am

    Gostaria de um passo a passo para fazer page flip no indesign cs4

  4. Ellen 08/06/2009 em 6:58 pm

    Adorei este site e gostaria de estar recebendo novidades e tudo que envolva webdesign. Muito bom mesmo.
    Att
    Ellen

  5. Diana 14/06/2009 em 1:24 pm

    Ola pessoal
    Gostaria de saber que program aé esse que ele usa para organizar os icones como aparece no video

  6. Khalil 26/07/2010 em 1:31 am

    Aff…para aprender, no mínimo seria interessante se a video-aula esteja em português, entender qq programa raciocinando em inglês, aí já tá complicado.

  7. PATRICIA 28/07/2010 em 2:00 pm

    GOSTARIA DE SABER COMO COLOCO NUMERAÇÃO DE PAGINAS NO CASO DE LIVROS?

  8. Raimundo 13/08/2010 em 8:55 am

    Gostaria de saber como inserir equações e/ou fórmulas matemática no Indesign CS3

Deixar Um Comentário