No último final de semana, mais um número da revista eletrônica gratuita sobre Blender 3D e animação foi disponibilizada para download. A revista BlenderArt 18, tem como tema principal a criação de cenários virtuais para jogos e paisagens realistas. Como de costume, a qualidade dos artigos apresentados é excelente e mostra várias dicas de composição que podem ajudar muito na criação de cenários. Os tutoriais são indicados a todos os artistas que precisem criar ou trabalhar com cenários, como os envolvidos com a criação de jogos e visualização de projetos arquitetônicos.

Para quem trabalha com jogos, os tutoriais abordam até mesmo a criação de alguns scripts em Python, muito interessantes para interação com os cenários.

Como de costume, fiz uma pequena lista com os principais artigos da revista:

  • Como criar texturas definitivas da iluminação com Ambient Occlusion: Esse tutoria ensina como é possível criar texturas, com o efeito da iluminação gerada pelo Ambient Occlusion do Blender. Assim um artista 3d, pode “pintar” o efeito das sombras em uma superfície, para economizar na iluminação em animações que usem a Game Engine.
  • Integrando a Game Engine com animação via Paths: Aqui temos um tutorial interessante, que mostra o processo de animação de um objeto, usando curvas. Além de mostrar a animação, o tutorial é interessante por exemplificar o uso do processo na Game Engine do Blender, para que a animação possa ser interrompida ou alterada por obstáculos.
  • Modelagem mecânica com Blender 3D: O único tutorial que não aborda a modelagem de cenários ou a Game Engine. Ele consiste em um ótimo guia de modelagem 3d, para um equipamento mecânico, usando as ferramentas de precisão do Blender 3D.
  • Como criar cenas com fundo abstrato: Esse tutorial mostra como é possível elaborar um plano de fundo, usando o próprio Blender, que se misture de maneira natural com os modelos 3d. Na verdade, o plano de fundo exibido aqui é próprio para apresentações de personagens. Por exemplo, se você elaborou um modelo 3d de um personagem para apresentação, pode criar um fundo semelhante ao de um estúdio fotográfico, com um gradiente bem suave, apenas para destacar as linhas de contorno do personagem.
  • Cenários de cidades para jogos: O primeiro tutorial sobre paisagens e cenários para jogos, e devo dizer que ele é muito bom! O texto fala sobre a criação de um cenário completo, posicionamento das texturas, modelagem, blocos de lógica e até mesmo scripts em Python para ajudar na interação.
  • Paisagem de fantasia com montanhas e morros: Outro tutorial sobre paisagens, mas agora com o foco direcionado para a fantasia, com morros e montanhas nevadas. Aqui o principal atrativo do tutorial é a técnica de composição utilizada, que faz com que o artista elabore os elementos da animação de maneira independente e no final, faça a união de todos os modelos das montanhas, planos e morros para conseguir a imagem final.
  • Criando o cenário de uma cidade: Por último, um tutorial sobre modelagem de cenários de cidades e como planejar esse tipo de cena. Para os que nunca conheceram o termo “design modular”, o tutorial faz uma excelente introdução a técnica.

Pela lista de tutoriais e artigos, você pode perceber que o material é de extrema importância para quem está estudando ou pretende de especializar no desenvolvimento de jogos. Mesmo que você não seja usuário do Blender 3D, recomendo o download para conhecer as técnicas e procedimentos usados nos tutoriais de modelagem que usam subdivisão e curvas, pois na maioria das vezes, esses tutoriais podem ser aproveitados em outros softwares.