Blender 3D 2.48 disponível para download

Hoje é o ápice de um importante ciclo de desenvolvimento para o Blender 3D, com o lançamento da sua versão 2.48. Essa é oriunda do projeto Yo Frankie!, que junto do Big Buck Bunny transformou a maneira com que o Blender 3D trabalha e cria material multimídia. Depois desses dois projetos, a comunidade de artistas 3d ao redor do mundo olha para o potencial do Blender 3D com outros olhos. As novidades mais evidentes são relacionadas com a modelagem 3d e novas ferramentas da Game Engine.

A mais evidente ferramenta é o suporte ao GLSL, que ficou de fora da versão 2.47.

Para conferir a lista completa de novidades da versão 2.48, visite esse link.

Se você estava esperando o lançamento de alguns dos recursos desenvolvidos para o Google Summer of Code, eles estão presentes sim, ainda não são todos, mas alguns deles estão lá.

Esse é um pequeno resumo das novidades:

  • Suporte ao GLSL: Com essa ferramenta o artista pode visualizar em tempo real, as nuances da iluminação e cores dos materiais, diretamente na 3D View. Esse recurso só funciona com a presença de placas de vídeo compatíveis.
  • Modificador Shrinkwrap: Aqui temos um modificador que deforma um objeto, fazendo com que ele se adapte a forma de outro. Por exemplo, você pode fazer com que um cinto se adapte a forma da cintura de um personagem.
  • Modificador Simple Deform: Esse conjunto de modificadores simples adiciona opções como o Twist e Bend ao Blender.
  • Suporte a Soft Bodies na Game Engine: Agora é possível usar Soft Bodies na Game Engine, para que o artista possa usar a ferramenta na simulação de tecidos e outras superfícies flexíveis.
  • Sombras coloridas: Essa nova ferramenta permite que um artista atribua uma cor, nas sombras de Lamps do tipo spot.
  • Novos campos de força: Agora existem novas opções para interagir com Soft Bodies e com o Cloth, como a possibilidade de controlar melhor a simulação de ventos.
  • Novas opções para atmosferas: Com essa ferramenta é possível usar a luz do tipo Sun do Blender, para simular a interação da luz solar na atmosfera, com a adição de vários efeitos.
  • Grease Pencil: A excelente ferramenta que permite desenhar na interface do Blender, finalmente está disponível!

Para fazer o download do Blender 2.48, visite esse endereço e escolha a versão apropriada para o seu sistema operacional.

Quer ter uma idéia do poder dessa nova versão?

O vídeo abaixo foi criado por um artista chamado Martin, usando os novos recursos do Blender 2.48 como o GLSL e os Soft Bodies na Game Engine. Tudo no vídeo é animação interativa, o resultado é impressionante!


Blender Game Engine: Bathroom demo from martini on Vimeo.

Ficou interessado nesse exemplo? Nesse endereço, que leva ao fórum Blenderartists.org você pode fazer o download dessa cena, para estudar o processo de criação e interação dos objetos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

15 comentários sobre “Blender 3D 2.48 disponível para download”

  1. Chamar o vídeo de impressionante é apenas um termo comum. Tá demais, vou baixar essa versão do Blender é agora !

  2. “Mas mesmo assim, continuo ansioso pela versão 2.50…”

    Francamente :p

    Fico imaginando uma gincana, quem conseguir todos os recursos novos do Blender antes de sair uma versão nova ganha um prêmio.

    Mais difícil que pau-de-sebo 🙂

  3. Realmente é difícil acompanhar todos os recursos do Blender, com ciclos de lançamento tão curtos.

    Ainda acho que sai uma versão 2.49, antes do 2.50. Tem muita coisa em desenvolvimento que pode sair antes do 2.50.

    Abraços

  4. thiago kolb,
    Paravocê abilitar o GLSL, clique em “Game” e depois em “Blender GLSL materials”, mas é preciso estar com o “Draw Type” em “Textured” (Alt + z).

  5. “Será que esse recurso de simulação de projeção da luz, está disponível também pra uso sem ser na GE?”

    Pode é só fazer o que o camarada indicou.

    “Fico imaginando uma gincana, quem conseguir todos os recursos novos do Blender antes de sair uma versão nova ganha um prêmio.”

    O blender 2.50 tem como principal objetivo facilitar a vida do desenvolvedor, de forma que as principais mudanças não será exatamente nas ferramentas que poderá receber, mas no código fonte, como a elaboração de APIs mais fáceis de programar, pois programar no blender em si é muito difícil, além de pouca documentação referente ao seu código fonte (se que isso esta mudando e muito) e possui um código muito misturado, de forma que para se fazer grandes modificações acaba tendo que alterar muitos campos do código fonte.

    Por isso que está demorando tanto para fazer o 2.50, pois terão que refazer o blender completamente com todas as camadas de códigos bem definidas e toda a arquitetura planejada e padronizada, e como a própria ferramenta evoluiu muito, fazer uma versão dessa forma vai tomar muito tempo.

  6. Olha, é mesmo deu certo! 🙂 Não levei fé, pq achei que so funcionava na GE. So da certo com uma lamp do tipo “Spot” em modo Buffer, mesmo assim não é 100%, pq não projetou as sombras em cima do tapete e dos mõveis, somente no chão. Mas esta bom, depois eles devem melhorar isso. Obrigado!

  7. esse cara é um gênio, graficos maraviwonderfullmente bem feitos, efeitos de sombra e luz impressionantes, os soft bodies sao uma ferramenta ecenssial no dev. de games no blender e ali o cara uso eles mto bem.
    comecei a poucos dias a mexer no blender e estou pegando o jeito, meu interesse é a criação de games, c alguem tiver tutoriais e talz eu agradeço!

  8. olá allan tu sabes me dizer quais as placas de video são compatíveis com o GLSL do blender?

  9. ola allan

    queria saber como apaga o quadrado do blender aquele que começa na tela, com uma linha azuis e vermelha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *