Ainda estou tentando conhecer todas as novidades dos diferentes softwares lançados com o pacote CS4 da Adobe. Um desses softwares que gosto muito de trabalhar é o Illustrator, que gera ao mesmo tempo ódio e paixão de usuários que já trabalharam com o famoso Corel Draw. Aqui no Brasil, a grande maioria dos profissionais e gráficas trabalha com o Corel Draw, o que acaba afastando alguns estudantes do Illustrator. Ele é realmente bom? Uma coisa posso assegurar com o Illustrator, a maioria dos artistas que conheço que migraram do Coral Draw para ele estão muito satisfeitos, principalmente com as ferramentas de gerenciamento de cores.

Mesmo com os avanços nas últimas versões do Corel, a estigma dos problemas com as cores ainda persiste.

Mas, o Illustrator não é perfeito e algumas ferramentas e opções existentes no software da Corel não estavam disponíveis para ele, até a versão CS3. Por exemplo, o artista só podia trabalhar em uma ilustração vetorial com apenas uma página. No Corel é possível até mesmo fazer pequenas publicações, com múltiplas páginas há um bom tempo.

Agora com o Illustrator CS4 é possível criar ilustrações e peças gráficas com múltiplas páginas! Esse era um dos recursos mais solicitados por profissionais de design gráfico e ilustradores.

Quer saber como funciona? Veja esse vídeo que demonstra muito bem a opção, chamada na versão em inglês de artboard.

Um dos recursos apresentados no vídeo é o compartilhamento de conteúdos nas páginas. Por exemplo, agora é possível elaborar material gráfico e sobrepor às páginas, para que o próprio software faça a distribuição do conteúdo nas várias artboards.

Outra coisa interessante é a possibilidade de ajustar dinamicamente o tamanho e ordem das páginas, quase como se cada uma das páginas fosse um vetor. O autor do vídeo demonstra isso, redimensionando as artboards para criar layouts para páginas A4, cartões de visita e folders. O objetivo não é concorrer com o Indesign CS4, mas é muito bom ter uma opção para criar documentos curtos, sem a necessidade de fazer página por página, em arquivos separados.

Assim fica muito mais fácil elaborar manuais de identidade visual e compartilhar logotipos e outros elementos gráficos, entre várias páginas.