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Como fazer uma animação 3d completa no Maya?

Os projetos que envolvem a modelagem e animação de personagens ou cenários, envolvem na maioria das vezes vários dias de trabalho, sem falar no conhecimento de praticamente todos os campos do conhecimento em computação gráfica 3d. Nas minhas aulas, sempre tento passar um panorama sobre o processo de produção e uma animação 3d, desde os primórdios da modelagem até a finalização da animação. Isso é muito importante para que os alunos, ainda encantados e achando que muita diversão o espera, tenham a real noção de como é o trabalho de um animador.

Um vídeo muito interessante foi publicado no Youtube há alguns dias atrás, mostrando de maneira bem rápida o processo de completo de modelagem e animação 3d no Maya. O processo todo foi condensado em apenas 7 minutos, mas acredite quando digo que é muito trabalhoso criar algo parecido.

O vídeo não tem legendas, mas é bem fácil compreender o processo apresentado. O autor do tutorial mostra a criação de uma pequena vinheta, com um urso.

No tutorial podemos perceber os vários estágios da produção, começando pela modelagem baseada no esboço de um personagem. Apesar de não mostrar toda a modelagem, a subdivisão de uma forma primitiva é evidente no vídeo e mostra muito bem, como criar um personagem com subdivisão.

Depois que o modelo base está criado, o tutorial direciona a produção para a finalização das articulações do personagem, sempre tomando cuidado para criar um modelo apropriado para animação. Quando o personagem está pronto, o artista 3d foca seus esforços nas texturas e materiais. Nesse ponto aparece o mapeamento UV, que permite que as faces do objeto sejam planificadas e uma imagem seja criada, com o posicionamento estratégico das faces identificado na imagem. Com isso, as texturas do personagem podem ser pintadas no Photoshop ou Gimp.

O próximo passo mostrado no tutorial é a configuração dos bones, para deformação da malha e simulação de movimentos. Aqui é bem evidente o processo de animação, que nunca parte direto para o resultado final, sempre são feitos vários testes antes do produto final. O principal objetivo dos testes é validar o timing da animação. Para isso o artista começa com as principais poses do personagem, parte para movimentos simples e quando tudo estiver validado, os movimentos definitivos são criados.

Por último, a iluminação da cena é configurada. No final, ainda é possível conferir a composição da cena finalizada na interface do Flash. Sim, mesmo não sendo a ferramenta apropriada para isso, muita gente gosta de exportar os frames de uma animação, como uma seqüência de PNG`s transparentes para compor nos Layers do Flash.

Se você não fazia idéia de como era feita uma animação, agora já sabe. Mas, não se engane achando que é rápido, esse vídeo foi editado e normalmente uma animação rápida assim, pode levar dias para ser produzida.

2017-04-11T10:33:47+00:00 By |Animação|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Daniel 15/10/2008 em 6:58 pm

    Muito bom este vídeo Allan. Dá para ter uma boa idéia de todas as etapas no projeto 3D.
    Seria legal ter uns vídeos neste modelo tendo o Blender como ferramenta.
    Abraços

  2. Bruno Portela 24/10/2008 em 2:49 pm

    Olá Allan, uma coisa que gostaria de aprender seria a criação de um movimento com desaceleração
    pois estou começando agora com 3d e tenho uma ideia de como animar no flash mais fazer isso no Maya eu não sei mesmo, se tiver um tuto ou um site onde posso achar essa informação já seria de grande ajuda, Grande abraço e ótimo trabalho.

  3. Edson 17/05/2009 em 11:45 pm

    Muito Bom Allan Está de PArabens, hein, vc não tem um uttorial dele só que mais lentamente, rsrsrs,
    agredeço desde já

    Thanks

  4. Vitor 26/06/2010 em 10:08 pm

    Allan esse video e muito massa
    foi vc quem crio a animacão?
    se foi vei paguei pau loko quero aprnder

    FMZ VLW

  5. Marcelo 03/12/2010 em 1:45 pm

    oi allan aqui é marcelo eu queria mt aprender a fazer esses bones ai vei eu ja li o seu livro mas ele é pa iniciantes neh? me ajuda aew esses bones ai q tem formas como cubo tem o formato da mao etc vlw parabens pelo video.

  6. Alisson 25/07/2013 em 5:33 pm

    não consigo ver o video, ele esta fora…alguem tem o link?

  7. Ramom Borá 02/12/2016 em 5:45 pm

    Eu estou aprendendo a fazer animação 3d no Maya e estou gostando muito desse software. muito bom seu conteúdo!

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