Uma coisa que acredito ser unanimidade entre as pessoas que gostam e pretendem trabalhar com animação, ou computação gráfica 3d; todos gostariam de um dia viver apenas da produção de animações. Tudo no melhor estilo Pixar ou DreamWorks, trabalhando apenas no desenvolvimento desse tipo de conteúdo e tendo reconhecimento do público pela excelência do trabalho. Tudo isso é muito bonito, mas aqui no Brasil é difícil trabalhar e criar esse tipo de conteúdo.

O problema é transformar esse tipo de atividade em um negócio, para poder fazer investimentos e contratar pessoas com talento para formar uma boa equipe. Isso não é encarado como investimento aqui, mas sim como uma atividade cultural, sem nenhum ou pouco retorno financeiro.

Para tentar impulsionar um pouco mais o desenvolvimento de empresas e projetos que envolvam a animação, aqui no Brasil, o governo federal publicou uma portaria muito interessante no diário oficial da união, no último dia 13/10. Essa portaria trata da criação de um programa nacional de fomento a animação brasileira.

Keytoon Animation Studio 02

Se você quiser ler o texto completo no diário oficial, esse link leva direto para a página em que foi publicado o decreto 68, que anuncia o projeto.

Em que isso pode ajudar na produção nacional? Esse tipo de iniciativa pode ajudar, direcionando recursos financeiros para a criação de projetos de animação no Brasil.

Ainda é cedo para entrar em detalhes, sobre como proceder para se candidatar ao projeto, mas esse tipo de iniciativa é muito interessante. Aos que pretendem se organizar para tentar um projeto como esse, alguns pontos que devem ser levados e consideração, na hora de formular um projeto para tentar participar do programa:

  • Deixe bem claro o objetivo do seu projeto. Por exemplo, o projeto leva a reflexão de algum tema polêmico? Faz alusão ao aquecimento global? Enfim, ele precisa de um objetivo claro!
  • Tente elaborar um projeto sério e que leve em consideração temas da cultura brasileira ou da sua região
  • Tenha um bom plano financeiro para a produção da animação. Quais os custos do hardware? Software? Pessoal envolvido com a animação? Instalações físicas? Aluguel? Impostos?
  • Tente usar software livre! Sim, o governo incentiva o uso desse tipo de software, pois assim o dinheiro investido na compra de software não é destinado ao desenvolvimento de produtos “estrangeiros”. Não é xenofobia não, isso é apenas um incentivo para que o conhecimento e royalties do projeto fiquem no Brasil. Nesse ponto o Blender 3D é perfeito para esse tipo de projeto!
  • Tenha um script pronto, com o enredo da animação bem elaborado! Para isso não é necessário muito investimento financeiro, apenas tempo e criatividade.

Tem mais uma coisa, muito provavelmente apenas pessoas jurídicas podem participar desse tipo de iniciativa. Como você pode perceber a coisa não é tão simples assim. Os desafios são enormes, mas com esse tipo de incentivo e um pouco de criatividade, o sonho de trabalhar com animações pode virar realidade.

Ficou interessado? Assim que tiver mais informações sobre o projeto divulgo aqui no blog.