Nos softwares modernos de animação 3d, o uso de nós para a composição de materiais e texturas é algo extremamente comum. No Blender 3D é possível usar esse tipo de recurso para composição e pós-produção e em ferramentas como o 3ds Max, os nós podem ser usados para compor vários elementos como partículas. Apesar de ter uma aplicação mais fundamentada em materiais, esse tipo de objeto pode ser usado para criar até mesmo animação. O Softimage XSI 7 apresentou o Softimage XSI ICE, sendo a parte do Softimage especializada em trabalhar com os nós.

Um aspecto interessante do ICE é que os usuários podem escrever pequenos plugins para ele, permitindo que as suas funcionalidades sejam expandidas. Por exemplo, um nós personalizado por um artista chamado Softimage Paul, permite que um objeto seja animado usando as leis de Newton como base!

Como funciona o plugin?

Se você tiver interesse em visitar a página oficial do plugin, vai encontrar vários vídeos que demonstram animações criadas com o uso desse nó. Na verdade, ele é perfeito para elaborar movimentos e simulações baseadas em comportamentos físicos reais. Por exemplo, nos vídeos com demonstrações do plugin o autor mostra o potencial da ferramenta para simular o movimento de corpos celestes.

Existem dois vídeos que mostram simulações de sistemas planetários e órbitas. Isso é fácil de fazer em 3d? Claro que é! Mas, para que o movimento dos objetos esteja em concordância com as leis de Newton, é mais complicado. Primeiro, o artista precisaria adaptar as trajetórias e a suavização dos movimentos de acordo com as equações e relacionamentos entre os objetos. Acho que você já deve ter percebido a vantagem, quando mencionei a palavra “equações”.

Se você for usuário do Softimage XSI 7, pode testar o script sem maiores restrições, ele é gratuito! Lá é possível fazer o download da documentação do nó, com instruções sobre como é possível fazer uso e configuração dele.

Esse é um dos grandes diferenciais dos nós. Na maioria das vezes em que tive oportunidade de mostrar nas minhas aulas, o uso de nós e o uso de Scripts, os usuários demonstraram interesse imediato pelos nós, por ser uma ferramenta visual e rejeitaram um pouco os scripts.

Para artistas, o uso desse tipo de ferramenta mais visual é muito mais natural que os scripts. Por isso, se você ainda não tentou usar esse tipo de ferramenta, comece a estudar o quanto antes, pois a tendência é que cada vez mais partes da produção 3d possam ser personalizadas com o uso de nós.