O posicionamento das câmeras em projetos de visualização arquitetônica é fundamental, para mostrar pontos importantes do projeto e até mesmo para conseguir em poucas imagens, demonstrar a perícia técnica ou econômica de empreendimento. Na maioria das vezes, os clientes de escritórios ou profissionais de visualização querem usar menos imagens, em uma tentativa de diminuir os custos de produção das mesmas. Isso é fácil de perceber, pois a grande maioria dos profissionais de visualização cobra por imagem renderizada.

Mas, elaborar esse tipo de imagem não é tão fácil assim, principalmente quando isso envolve fazer pequenas correções e “aberrações” nas imagens. Por exemplo, um problema clássico nesse tipo de perspectiva é a distorção das linhas verticais, quando a perspectiva usada na imagem usa ângulos de abertura muito acentuados.

Uma nova opção muito interessante do YafaRay 0.1.0 permite fazer essa correção de maneira automática! Isso é muito parecido com o antigo modificador Camera Correction do 3ds Max. Essa nova opção do YafaRay é muito importante, para as pessoas que trabalham com visualização de projetos no Blender 3D.

Como ela funciona? O processo é bem simples. Para mostrar um exemplo, vamos usar uma cena com as linhas verticais inclinadas de maneira bem evidenciada, como a mostrada na imagem abaixo:

O funcionamento e identificação do problema podem ser evidenciados nesse render de teste, em que fica fácil de perceber a distorção das linhas verticais, de maneira semelhante ao que acontece com a primeira imagem.

A câmera usada no render é a do tipo perspective, que é o tipo padrão do YafaRay. Para alterar o tipo de câmera, selecionamos a câmera no Blender 3D e com o painel de configuração do YafaRay aberto, escolha a opção Object/Light/Camera e mude o tipo da câmera para architect.

Veja o resultado, as linhas verticais da perspectiva agora estão totalmente verticais.

Com esse tipo de ferramenta, agora é possível trabalhar com imagens, usando como ponto de vista a altura dos observadores, sem os problemas de distorção das imagens. Isso acontece na maioria das vezes, quando a câmera é posicionada próxima do plano que delimita o “chão” do cenário ou quando é uma visão aérea.