Os tutoriais com o uso dos novos recursos do recém lançado Blender 2.48 começa a aparecer na internet, mostrado a utilidade de algumas ferramentas até agora pouco conhecidas por muitos usuários. Uma dessas ferramentas é a nova opção de visualização em tempo real de sombras e materiais, o GLSL. O que é realmente possível fazer com isso? Só os desenvolvedores de jogos podem aproveitar essa ferramenta? Muitos dos meus alunos me fazem esses questionamentos, sem saber muito bem as maneiras de aplicar o GLSL no seu cotidiano de trabalho e aproveitar a ferramenta nos seus projetos.

Um tutorial muito interessante, mostra como usar o GLSL do Blender 2.48 para visualizar modelos 3d na Game Engine, com foco na visualização de projetos arquitetônicos.

O tutorial é bem simples e mostra o poder do GLSL. O objetivo do tutorial é criar uma animação interativa, usando a Game Engine do Blender, para demonstrar a um possível usuário a organização e detalhes de um conjunto de prédios ou edificações. Tudo isso com o uso de iluminação realista e texturas, para simular o efeito da iluminação nas edificações.

Como o tutorial é muito mais baseado em imagens que texto, acredito que o fato dele ser escrito em inglês, não será problema para as pessoas que não gostam ou evitam material, por dificuldades com a língua.

O primeiro passo do tutorial é a modelagem 3d, descrita de maneira bem rápida e objetiva. Como o autor queria apenas demonstrar o GLSL, foi usado um cubo com pequenas deformações e copiado várias vezes com o modificador Array. Depois que os objetos estão distribuídos no cenário, as texturas para as sombras de contato, geradas pela iluminação com o Ambiente Occlusion do Blender e as sombras, da fonte de luz usada para a cena são “gravadas” nos objetos, no processo chamado de Baking.

Caso você não lembre, o processo de Baking do Blender é controlado no painel scene.

No final do tutorial é possível perceber a vantagem e realismo resultante da cena, quando são exibidas imagens de uma animação interativa na cena. Mas e o GLSL?

Mesmo com o tutorial focando muito no processo de Baking, o GLSL é usado no tutorial para demonstrar pequenas alterações na iluminação e materiais da cena, que não influenciem no posicionamento dos principais pontos de luz da cena. Sei que não é um exemplo completo, mas pode ajudar na compreensão de como funciona e os benéficos da ferramenta, para esse tipo de projeto no Blender 3D.