O Blender 2.48 sequer fez duas semanas e mais ferramentas começam a aparecer, demonstrando que as idéias e os esforços da comunidade de usuários e desenvolvedores nunca para. Uma das ferramentas mais interessantes da versão 2.48 é o Grease Pencil, que permite a qualquer artista 3d desenhar e rabiscar sobre uma cena ou personagem, com o intuito de criar anotações ou comentários sobre qualquer elemento relevante na cena. Quem trabalha em equipe, criando animações ou cenas em 3d pode se beneficiar e muito desse tipo de ferramenta encontrada no 3ds Max também, mediante o uso de um script em MAXScript.

Outra opção do Blender envolvendo desenho na interface está em desenvolvimento e se chama etch-a-ton, sendo que o seu objeto é desenhar ossos para animação.

Para quem não tem familiaridade com animação de personagens, esses ossos são objetos que inserimos no interior dos modelos 3d, para que os mesmos possam ser deformados. O processo de configuração de personagens é uma das atividades mais trabalhosas e entediantes do processo, em que o artista precisa manipular vários desses ossos, para criar uma estrutura de controle e movimento para os personagens.

Com esse projeto chamado etch-a-ton, o processo ficará muito mais simples. O responsável pelo desenvolvimento é um usuário chamado Theeth. Ele publicou uma série de vídeos demonstrativos da ferramenta em ação nesse endereço, em que ele mesmo usa o Blender 3D com o etch-a-ton para configurar um polvo cheio de tentáculos. Esse seria um trabalho tedioso e que demandaria muito tempo de um animador, mas depois de assistir aos vídeos, fica fácil perceber os benefícios da ferramenta.

Um ponto muito legal da ferramenta é a possibilidade de editar as linhas que delimitam os ossos, podendo excluir e adicionar novos segmentos.

Outro vídeo, mostra as possibilidades para elaborar esboços, em uma estrutura muito semelhante ao que faz o SketchUp, mas ainda sem a criação de geometria. Essa é uma evolução muito bem-vinda do processo de modelagem, que pode revolucionar a maneira com que criamos modelos 3d no Blender 3D.

Claro que o objetivo não é substituir o trabalho de um animador e os ajustes necessários, para configurar movimentos e nuances em particular de um modelo 3d complexo, mas para objetos e movimentos mais simples a ferramenta é perfeita.

Se o etch-a-ton ficar pronto no médio prazo e somarmos as ferramentas ainda em desenvolvimento, como a integração com o Freestyle e o Lightcuts, tudo indica que poderemos ter um Blender 2.49, antes das mudanças propostas para o Blender 2.50.

Para assistir os vídeos, recomendo o uso do VLC Player.