No próximo dia 28 de outubro, será comemorado o dia internacional da animação. Para quem não conhece a história da animação, foi nessa data que aconteceu a primeira apresentação de uma animação rudimentar, feita por Emile Reynaud, muito antes dos irmãos Lumiere inventarem o cinema. Como forma de comemorar a data, em várias localidades ao redor do globo, será organizada uma mostra com várias animações em curta-metragem, na sua grande maioria com entrada franca! No Brasil o evento é organizado pela ABCA (Associação Brasileira de Cinema e Animação).

Para conhecer mais sobre o evento e consultar a lista completa de cidades em que deve acontecer a mostra de animação, visite o web site da ABCA. Depois de consultar a lista, descobri que o evento aqui em Recife, acontece no Cine Rosa e Silva, que não fica muito longe da Faculdade em que trabalho. Mas, infelizmente nesse dia estarei em aula até tarde, mesmo assim vou tentar comparecer ao evento, para assistir algumas das animações exibidas na mostra.

Cada cidade conta com uma programação diferente. Por exemplo, aqui em Recife acontecem algumas oficinas de animação, nos dias que antecedem o evento e alguns dias depois. A entrada das oficinas é feita mediante a doação de alimentos e em alguns casos, é cobrada uma taxa. Consulte a programação da sua cidade para mais informações.

Uma coisa que me chamou a atenção na lista de animações escolhidas para o evento, todas elas foram produzidas no Brasil. Isso é um ótimo incentivo, para mostrar que não é necessário muito investimento em softwares sofisticados como Maya, 3ds Max, Softimage ou até mesmo softwares que não custam nada como o Blender 3D, mas que apresentam certo nível de dificuldade no aprendizado, para que seja possível criar uma animação. Muitas das animações apresentadas, usam técnicas tradicionais, sem o uso de softwares 3D.

Quem perdeu a mostra do ano passado, pode assistir em algumas cidades a reprise das animações exibidas em 2007 também.

Está feita a minha recomendação, se você não tem planos para o dia 28, o evento será uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho de outros animadores brasileiros, e até mesmo fazer contatos profissionais. Farei o possível para comparecer ao evento aqui em Recife, até para conhecer um pouco mais da força da comunidade de animadores e pessoas interessadas na produção de cinema locais.