Tutorial After Effects e Sony Vegas: Como ajustar o aspect ratio de vídeos

Sempre que um projeto de animação tem início, a equipe responsável precisa tomar uma decisão muito importante, sobre o formado de vídeo, resolução e o aspect ration escolhido para a produção. Hoje a maioria das produções é feita no formato widescreen, que tem como proporção de tela 16:9. Ainda existem algumas produções que são realizadas usando o formato standard de produção, o chamado 4:3. Isso é hoje, mas e se um projeto antigo, renderizado há um bom tempo, precisar ser adaptado para as TVs e monitores atuais, que na sua grande maioria tem displays em widescreen?

Qual a solução? Renderizar tudo novamente? Essa pode ser a solução mais radical, mas com certeza iria evitar muitos problemas de enquadramento e perda de qualidade, porém o tempo de render e todo o trabalho de pós-produção envolvido na finalização do vídeo precisaria ser feito novamente. O melhor mesmo é editar o vídeo, em softwares como o After Effects, e adaptar o material para que ele se ajuste as resoluções 16:9 ou até mesmo no formato usado em produções épicas, também chamado de widescreen estendido, o 2.35:1.

Caso você queira aprender os procedimentos necessários, para editar um vídeo gravado no formato 4:3, para adaptação no formato de cinema, esse tutorial em vídeo, mostra como realizar o procedimento no Adobe After Effects, e depois repete o mesmo procedimento no Sony Vegas. Recomendo assistir em tela cheia.


Aspect Ratio Tutorial from Paul Del Vecchio on Vimeo.

O vídeo usa um do After Effects chamado Aspect Ration Letterbox, que pode ser copiado de maneira gratuito nesse endereço.

Pode até parecer simples, ainda lembro que na época em que ministrava aulas sobre o After Effects, os meus alunos questionavam se um simples zoom na imagem resolveria a adaptação. O uso do zoom no vídeo é uma solução perigosa, pois o resultado é uma inevitável perda de qualidade. Se o material foi produzido com uma resolução fixa, qualquer alteração no tamanho dos pixels resulta na perda de definição nas bordas e contornos.

O tutorial mostra que, ao adicionar faixas pretas na parte superior e inferior do vídeo, a edição final apresenta muito mais qualidade já que o tamanho é mantido.

Se você for usuário do Vegas, o tutorial faz uma ótima comparação do procedimento usado no After Effects e depois no software da Sony.

Quem quiser aproveitar, pode fazer o download dos outros presets para o After Effects, de maneira gratuita. Estou analisando a lista disponível no web site para publicar uma análise mais detalhada, ainda essa semana. Mas, o material já parece ser muito bom!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial After Effects e Sony Vegas: Como ajustar o aspect ratio de vídeos”

  1. e desanimador!!! o yafray nao funciona , o indigo nao da pra baixar !!, o lux render nao da pra entender o lance dos materiais !! fica dificil conseguir qualidade no render do blender !! dei uma desanimada legal!! todo um trabalho de materais e textura no blender e o lux que e o unico que funciona aqui, renderiza tudo em matte e a textura nao aparece!! oque que eu faço???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *