Agora que a Softimage já pertence à Autodesk, resolvi adicionar no título a nova denominação da ferramenta de modelagem e animação, que provavelmente irá se chamar Autodesk Softimage XSI. Bem, esse vídeo que vou indicar hoje é relacionado com o Softimage, ele não é bem um tutorial, mas sim uma visão geral sobre a configuração de um avião, com todas as suas partes móveis preparadas para participar de uma animação.

Esse é um tipo de objeto que demanda grande esforço e poder de observação dos artistas 3d, pois ele tem vários pequenos detalhes, que precisam ser observados e reproduzidos no software 3d, para produzir um resultado verossímil na animação. Caso você nunca tenha tido a oportunidade de analisar um objeto como esses, recomendo assistir com calma o vídeo, pois será possível perceber com clareza o quanto é difícil e trabalhosa a atividade do animador.

O vídeo é esse:


XSI Rigging an Aircraft from Paul Donaghy on Vimeo.

Como você pode perceber, o autor do vídeo apenas explica o funcionamento do seu veículo com as configurações prontas para animação. Mesmo que você não tenha entendido bem a explicação, pelo fato da narração estar em inglês, o artista usa basicamente três ferramentas e opções, disponíveis em praticamente todos os softwares 3d para configurar o avião:

  • Relacionamentos em hierarquia
  • Constraints
  • Ajustes e posicionamento dos pontos centrais (pivots)

Todas essas ferramentas aliadas com o uso de objetos auxiliares, também chamados de Dummys ou Emptys no 3ds Max e Blender 3D respectivamente, ajudam muito na configuração do veículo para animação. O mérito desse tipo de trabalho está mais na percepção de como o veículo funciona e não no conhecimento técnico do software.

Por exemplo, repare no detalhe exibido no início do vídeo, em que o autor demonstra os controles que inclinam as hélices dos motores, ou na parte final do vídeo, em que o trem de pouso tem partes móveis, como a suspensão que é animada usando cinemática inversa.

Isso mostra a importância da pesquisa e da chamada pré-produção em que é necessário pesquisar e conhecer os detalhes, desse tipo de movimento e comportamento dos veículos. Caso contrário, apenas o conhecimento técnico na ferramenta 3d não seria capaz de produzir esse tipo de animação.

O vídeo também é um ótimo exemplo de como o trabalho de um bom animador é mais valorizado que o de modelagem. Muitas vezes a modelagem é o caminho mais fácil para começar a trabalhar com computação gráfica, mas apenas com desafios e configurações complexas como essa é que o seu trabalho pode sim, chamar a atenção.

Então, como sugestão, use o vídeo como exemplo e tente reproduzir os movimentos mostrados na demonstração e usando o seu software 3d preferido, crie os mesmos controles. Esse será um ótimo exercício para praticar configuração de veículos e animação mecânica.