Clicky

Mais sobre a polêmica entre Autodesk e Softimage, com vídeo dos bastidores!

A polêmica sobre a compra da Softimage pela Autodesk continua, muitos usuários revoltados e artistas experientes, que se dedicaram por muitos anos ao Softimage XSI começam a fazer planos, para migrar para o Cinema 4D, LightWave ou Houdini. A verdade é que estão todos chocados com a compra, que ao mesmo tempo reforça o monopólio da Autodesk na área gráfica e se constitui em uma das maiores barganhas da história. O preço pago pela Autodesk para a Avid foi de “apenas” 35 milhões de dólares.

Quer saber um segredo? O motivo que fez a Avid vender a Softimage? Eles simplesmente não tinham mais interesse em ferramentas e softwares 3d, o negócio da Avid é áudio e vídeo, portanto a Softimage era uma parte da companhia que não estava dentro dos planos estratégico. E para deixar a coisa mais dramática ainda, a Softimage dava lucro, estimativas dizem que o lucro da empresa gira em 50 milhões por ano.

Quer ter uma idéia do quanto essa compra foi “barata”? Em 1994 a Softimage foi comprada pela Microsoft, que em 1998 vendeu a empresa para a Avid por 285 milhões! Por isso, muitas pessoas estão dizendo que a Autodesk fez o negócio do ano!

Esse depoimento de um funcionário da Softimage diz tudo, eles já estavam esperando que em algum momento a empresa fosse vendida, por conversas com a própria Avid. Eles só não esperavam que a compradora fosse a Autodesk. Aqui tem uma versão em português, com cortesia do Google, mas cuidado para erros de concordância.

Agora um pouco de humor. Um vídeo muito lega, foi lançado e mostra uma suposta discussão interna na Autodesk, para decidir pela compra da Softimage. No vídeo sobra para todo mundo, desde as equipes de desenvolvimento do Maya até mesmo para os usuários de softwares livres como o Blender 3D.

Claro que o vídeo é uma brincadeira, mas eu simplesmente não consigo parar de rir, pois ficou perfeito! Só uma coisa, para que o humor do vídeo “funcione”, você não pode entender nada em alemão, o que não é muito difícil.

Esse é o vídeo:

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. fortunato lima 27/10/2008 em 4:40 pm

    Otimo video, tinha visto ha um tempo outra versao em portugues mas “parodiando” a campanha brasileira nas olimpiadas.

    A Avid concordo contigo ela ganha muita grana com os programas de ediçao de videos sendo que muitos deles sao focados para um “publico harcore” sao vendidos para emissoras de tv e estudio de ediçao e cinema, esses progrmas nao é qualquer maquina que roda eles vendem equipamentos tambem.

    Sobre softimage um tempo atras ele era um programa muito barato, mas de um tempo para ca aumentou muito.
    faz mais de cinco anos que eu estou usando e estudando o programa, se autodesk deixar o programa em pausa ou quebrar-lo em varios programas auxiliares para o maya e max, estou seriamente pensando migrar para outra plataforma.

  2. Henrique 27/10/2008 em 5:30 pm

    AAAAaaaaauhahuauhhuahuahuahuhua

    “I used to use Pov Ray but not anymore!”

    muito bom, muito bom!

  3. claudioprv 28/10/2008 em 8:47 am

    Eu não consigo entender como a Microsoft deixou de comprar a Softimage novamente pra comprar aquela coisa True Space devem ter pago até mais caro por aquilo do que a Autodesk pela Softimage.
    Imaginem se eles tivessem comprado a Softimage e colocado o XSI grátis como fizeram com o True Space, seria a maior jogada do mercado, eles simplesmente iriam arrebanhar a grande maioria do mercado 3d. Porque o true space nem de graça o povo está querendo.
    Já que a estratégia da microsoft era ferramenta pra xna e pra competir com Sketchup o XSI era a Ferramenta.
    Se os CEOs babão da microsoft tivesse pensado nisso, hoje eles já estariam com o pé em hollywood, ganhando em cima de grandes produtoras, do mercado de jogos, estariam amenizando a dor de quem tem vista, fazendo a alegria de milhares de free-lancers tudo de vez só.
    E cá entre nós antes o XSI na mão da microsoft do que da autodesk, pelo menos forçaria melhoria de ambas, já que são 2 bilhonárias.

  4. Regis "error.404" 28/10/2008 em 10:16 am

    Fique mo triste com isso qunado entrei no site a Softimage e vi logo da Autodesk… Isso não faz sentido, qualquer pessoa no mundo principalmente empresario nunca ia sair no prejuizo, po a minha empresa pode mexer com venda de galinha mais se eu acabar um dia comprando uma fazenda de morango e der lucro, pq eu iria vender?… , mesmo eu não querende trabalhar com morango…po a Hyunday faz desde carro a mega navio, não precisa de ser empresario para saber que quanto mais diversificado for o seu mercado melhor… os cara da Avid tão nas frauda ainda, foi ridiculo isso vender por 35 milhões e a empresa dava lucro superior a 50 milhões, de boa mesmo, depois dessa a Avid tem mais é que falir.. as outras ferramentas dela não paga nen a luz que a empresa usa e os cara vendem a mina de ouro da empresa, se mata Avid… Que outro programa deles que da um lucro tão alto assim como os da Softimage, o editorzim de video deles?… Tanta gente legal pra compra a Softimage, poderia ter sido o Google, ou melhor eles terem soltado o codigo fonte…se unido a Blender Foundation, pelo menos ia sair de cabeça em pé…
    Ou poderiam ter feito um leilão ao contrario que ia ser mais interessante, quem pagar menos leva.. patético.

Deixar Um Comentário