No dia 24 de outubro teve início à conferência da fundação Blender desse ano, que é o melhor momento para conferir algumas novidades e palestras excelentes de usuários e artistas do mundo todo, sobre a aplicação do Blender 3D em ambientes acadêmicos e projetos profissionais. Para quem não tem dificuldades com a língua inglesa, a maioria das apresentações da conferência Blender está sendo gravada e qualquer pessoa pode fazer o download, no formato Flash ou Quicktime.

O primeiro vídeo é a abertura do evento, feito por ninguém menos que o Ton Roosendaal. Devo confessar uma coisa, sempre que assisto alguma apresentação feita pelo Ton, eu não entendo nada na primeira vez, preciso assistir duas ou até mesmo três vezes para conseguir pescar o que ele fala. O sotaque holandês dele é terrível!

Bem, isso é apenas um detalhe, se o Ton continuar fazendo o ótimo trabalho que ele vem desempenhando em prol do Blender, o discurso pode continuar com sotaque holandês carregado, sem o menor problema.

Na abertura da conferência, o Ton fala sobre os projetos em que a Fundação e o Instituto Blender estiveram envolvidos nesse último como o Big Buck Bunny, Yo Frankie!, implementação de ferramentas para simular cabelos, melhorias na Game Engine, problemas com os objetivos do projeto Apricot, avanços na animação de personagens e outras coisas.

Um pouco depois, os comentários se voltam para um histórico das últimas versões do Blender, com os respectivos objetivos de cada uma, sendo as principais o Blender 2.46 e o 2.48, que marcam respectivamente a disponibilidade dos recursos do Big Buck Bunny e do Yo Frankie! respectivamente.

Mas e as novidades? Os planos para o Blender no próximo ano também foram apresentados, envolvendo o desenvolvimento de mais material de treinamento como a atualização do Game Kit e melhores sistemas, como Wikis e a produção de mais DVD`s.

E o Blender 2.50? O já lendário Blender 2.50 também foi abordado pelo Ton, mas nada de novo foi mencionado, alguns comentários sobre a reformulação da interface, macros, gerenciador de eventos e outros itens esperados para a próxima versão do Blender.

Só isso? Ainda não, no final o Ton comenta alguns planos audaciosos para o Blender, como Iluminação Global no render interno, gerenciamento de cenas com grande número de personagens e dados e para finalizar, composição de vídeo em 4k, ou seja, vídeos com 4000 pixels de largura. Acho que isso deve chamar a atenção do pessoal que desenvolve a câmera RED.

Durante essa próxima semana, pretendo escrever alguns comentários sobre as palestras disponíveis para download, assim as pessoas, que como eu, estão do outro lado do atlântico, podem aproveitar um pouco mais a conferência.