Tutorial de ilustração técnica com o Adobe Illustrator

Esse é o tipo de tutorial perfeito para quem acha a modelagem 3d e visualização criada com softwares como o 3ds Max, Maya e outros a última palavra em tecnologia. Algumas vezes a tradição do desenho 2d, com o auxilio de algumas ferramentas de desenho vetorial, como o Adobe Illustrator ou Corel Draw são suficientes. Um tutorial de um artista extremamente talentoso chamado Kevin Hulsey, mostra como ele criou a ilustração técnica de um navio transatlântico no Adobe Illustrator, com cortes e vistas mostrando o interior da embarcação. A quantidade de detalhes e perfeição da ilustração com sombras e tudo mais, impressiona muito.

Essa é ao mesmo tempo uma aula sobre ilustração vetorial e um exemplo, de como é importante conhecer técnicas de desenho mais tradicionais, para poder trabalhar com qualquer ferramenta de desenho, independente se ela é 2d ou 3d.

No tutorial, podemos perceber as técnicas e truques usados pelo artista para conseguir o efeito. A primeira coisa a fazer no projeto, foi selecionar os desenhos técnicos do projeto do navio, para poder usar como referência para os contornos. Com os desenhos em mão, ou no computador, ele partiu para a delimitação da perspectiva da ilustração. O uso de ferramentas 3d faz com que as pessoas esqueçam desse tipo de técnica, repare que ele usa os “velhos” pontos de fuga, para fazer a perspectiva.

Com os pontos de fuga posicionados, e as linhas de construção traçadas, o artista desenha os contornos principais da ilustração. A opção pelo uso de um software 2d, faz com que tudo seja um pouco mais trabalhoso, mas o beneficio do Illustrator é o produto final, no formato vetorial, que permite ao cliente do ilustrador usar o material em praticamente qualquer lugar, independente da resolução.

Agora o ponto negativo do projeto, segundo o autor, toda a ilustração levou 720 horas de trabalho para ser concluída. Se levarmos em consideração que ele usou 8 horas do seu dia para desenhar, o projeto todo levou 3 meses aproximadamente para ser concluído. Caso um software 3d fosse usado, esse tempo seria muito menor.

Mesmo assim, o resultado final compensou!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Tutorial de ilustração técnica com o Adobe Illustrator”

  1. Impressionante é pouco pq o trabalho dele é de uma perfeição e detalhe q nunca vi antes. O trabalho de sombra, transparência e textura ficaram perfeitos até a água da piscina ficou muito próximo do real, algo que deve ser muito difícil de ser feito com vetor. Pena que dá um trabalho absurdo para um resultado 2D. Vai que o cliente diz que preferiria um ângulo de visão traseira.

  2. ola alan, blz? queria saber se voce oferece algum curso em são paulo, sou diretora de arte de cinema http://www.myspace.com/carlinhaboo.
    preciso aprender a usar o skeatchup e renderizar em alta.
    mas não tenho conhecimento algum em 3d nem CAD. Uso mac.
    gostaria de obter informações sobre os cursos que voce oferece para mac e quanto custa.
    se os cursos sao a distancia e qto tempo?
    se voce nao oferecer este curso poderia me indicar algum curso para iniciante?
    enfim, se der me responda.

  3. Oi Carla,

    Infelizmente estou um pouco longe de SP. Hoje moro em Recife/PE, por isso ofereço os meus cursos a distância (http://ead.allanbrito.com). Os cursos são baseados em vídeo e totalmente assíncronos, você estuda na hora em que achar mais conveniente.

    Abraços

  4. Oi Alan, tdu bom?
    Gostaria de saber com faço para obter suas video-aulas, ou ingressar num de seus cursos relacionados a AI.
    Seria curso para iniciante, e qual seria o custo do tal?
    att

  5. Seria bem mais fácil se ele tivesse feito o desenho com um software 3D e depois criado uma imagem em um formato qualquer e depois utilizado o Vector Magic (Programinha porreta!). Teria o desenho vetorizado de qualquer forma. 😉

    Muito bom o tutorial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *