Clicky

Resposta do presidente da SideFX (Houdini) à compra da Softimage pela Autodesk

A compra da Softimage pela Autodesk ainda repercute pelo mercado de computação gráfica, com declarações de usuários e agora com o pronunciamento do presidente da SideFX que se chama Kim Davidson, empresa que desenvolve e comercializa o Houdini. O Houdini é uma das opções em software proprietário que resta, caso você não queira usar ferramentas ou softwares da Autodesk. O pronunciamento é ao mesmo tempo uma mensagem para os artistas que estão preocupados com a competição no mercado de softwares 3d, mas também uma mensagem de otimismo e de motivação para a equipe da SideFX, pelo momento ser apropriado para que o Houdini ganhe mais usuários.

Ele sabe que esse é o momento de surgir no mercado de computação gráfica, como opção para os usuários insatisfeitos com a compra.

Demo Reel do Houdini apresentado na Siggraph 2008

O texto pode ser lido nesse link, que leva ao web site da SideFX.

E para tentar animar ainda mais os usuários que queiram migrar para o Houdini, o presidente da SideFX anuncia uma “promoção” em que usuários podem ganhar uma licença profissional do Houdini Máster, no valor de 10.000 dólares.

Funciona assim; você faz o download do Houdini Apprentice, começa a usar a ferramenta para estudar e produzir seu material em 3d, depois é só enviar uma mensagem com o seu depoimento, descrevendo a experiência em usar o Houdini. O depoimento deve ser enviado para o e-mail do próprio presidente da SideFX, divulgado diretamente no texto do artigo. Você tem até o dia 30/11 para enviar sua análise.

Só isso? Sim, mas não é tudo. Uma das condições para que você seja candidato a ganhar a licença, é enviar uma screenshot de um dos seus trabalhos realizados com o Houdini. A imagem não será usada para decidir sobre a licença, mas para comprovar que você realmente usou e testou o Houdini.

A SideFX não é “boazinha”, essa é uma ação de marketing forte para atrair usuários para o Houdini. A licença do software é bem cara, dependendo do caso, mais cara até que as dos softwares da Autodesk. Mas, mesmo assim é uma ótima oprtunidade para conseguir esse brinde bem caro. Se você já usou alguma vez o Houdini, recomendo ao menos tentar.

Caso você não conheça, o Houdini tem grande destaque na área de simulações físicas, com ferramentas capazes de criar simulações com partículas, fluidos, soft bodies e outros com alto nível de realismo. A versão Apprentice é totalmente gratuita a pode ser usada para fins educacionais, ela conta com opções para Windows, Linux e Mac OS.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Alan Queirós 30/10/2008 em 11:56 am

    Pois é, essa compra também foi muito triste para mim…

    Sempre gostei da Softimage, conheço gente de lá e muita gente que trabalha com os produtos deles, eles sempre foram uma opção para eu usar comercialmente.

    No tempo das “vacas gordas” eu comecei a usar Linux, pois usava o Maya e fazia coisas grandes na área de animação, e para quem quer ir pra frente nessa área, nada melhor do que investir no sistema Linux, já que a maioria dos estúdios de animação utilizam-no, e todo profissional na área para ser “completo” e não apenas um simples animador ou modelador precisa saber ao menos o básico.

    Depois que comecei a dominar o sistema, fui percebendo que para as minhas necessidades ele servia muito melhor do que qualquer outro, então comecei a usá-lo para tudo.

    Mas infelizmente a AutoDesk comprou a Alias, e o Maya começou a ficar ruim no Linux, o que não tem muita explicação, mas isso é fato. Inclusive nem existe versão PLE para Linux.

    Depois disso, as coisas ficaram feias pro meu lado, e então eu comecei a usar o Blender, que em pouco tempo ficou muito melhor que o meu velho Maya, mas sempre estive “antenado” no mercado para que se um dia eu recomeçar profissionalmente, eu já tenha em mente qual software comercial vou usar, caso a ‘entrada’ faça juz à compra de um.

    A Alias já está riscada da minha lista, agora também está a Softimage.

    O Houdini é um excelente software, e até agora está “dentro” da realidade desse ramo, coisa que a Autodesk não faz com os seus produtos, daqui há pouco eles vão querer obrigar os grandes estúdios de animação a instalar Windows até nos RenderFarms para usar seus produtos.

    Mas não confio muito na SideFX, um dia desses a Autodesk compra também.

    Obviamente há um motivo para a Autodesk estar “forçando” bem devagar seus usuários a migrarem para a plataforma Windows, afinal, a batalha dos sistemas operacionais no ramo de animações ainda está sendo travada, e pelo jeito tem ‘gente’ jogando sujo.

    Por isso que eu não me meto a aprender mais nenhum software comercial… se eu começar a aprender Houdini agora, para comprá-lo um dia, quem me garante que nesse “um dia” ele ainda estará disponível para a minha plataforma? E quem me garante que ainda compensará comprá-lo? Sim, pois se a SideFX continuar “livre” certamente valerá a pena, mas caso contrário certamente não valerá mais, assim como o que aconteceu com o Maya… Eles te forçam a migrar para o Windows, mas no Windows tem o 3ds MAX, que é mais barato e muitas vezes compensa muito mais do que o Maya, principalmente pelo fato de que ele sempre será o queridinho da Autodesk, enquanto os outros são abandonados praticamente.

    Por isso que eu nem ligo mais quando vejo gente usando coisa pirata da Autodesk… Antigamente eu até pulava no pescoço de um, mas agora eu simplesmente não ligo, eles fizeram por merecer. Lógico que de qualquer maneira pirataria é errado e em nenhuma circunstância eu apóio isso, mas simplesmente não ligo, eles que resolvam esse problema, eu não tenho nada com isso.

  2. fortunato lima 30/10/2008 em 5:32 pm

    Como diria um certo ditado kringon:

    – A sua desgraça é minha felicidade –
    hahahahahaha

    O pessoal da houdini esta achando graça da compra dos software Alias,Softimage XSI e Mudbox pela autodesk, mas daqui alguns anos vai ser comprada tambem, vai ser dificil brigar com a autodesk que esta parecendo a microsoft.

  3. Rodrigo Santiago 31/10/2008 em 10:16 am

    Ou também aquela… “Enquanto uns choram, outros vendem lenço.” hehehe

    eu baixei esse Houdine e apanhei um pouco pra instalar aqui, mas consegui. Minha impressão não foi muito boa, achei a interface meio confunsa e poluída, não me passou uma sensação profissional como a interface do Modo, ZBrush… Acho que estou tão a vontade com a flexibilidade da interface do Blender que achei tudo um tanto quanto complicado no houdini. Pode ser que eu mude de idéia nas outras vezes que mexer nele, mas de cara não gostei. Principais fatores:
    – 550Mb de instalação! o.O
    – 10 segundos pra carregar no meu C2Q

    Acho que essas empresas estão querendo é se promover a cada acontecimento desse, se valorizar e mais a frente se vender pra grandes corporações…

  4. Homer 25/02/2009 em 10:00 pm

    Eu baixei o Houdini Apprentice há alguns meses, baixei alguns tutoriais free da net e só tenho a dizer que não dá pra comparar com nenhum outro soft do mercado, simplesmente pq é um outro paradigma de workflow. Nenhum software atualmente possui a arquitetura nodal / procedural do houdini. E quem não entendeu nada do que eu falei, se informe no site 3d buzz. Pra quem trabalha com VFX e Motion Graphics avançado e manja de programação e matemática, não há melhor soft.
    Vale a pena tentar.

Deixar Um Comentário