[optin-monster-shortcode id=”t1cm1lmimj06hoirt9br”]

Para que um trabalho de criação em softwares de desenho ou ilustração seja original, você precisa desenvolver uma idéia ou conceito que transmita uma mensagem. Essa mensagem geralmente é relacionada com a venda de algum produto ou espaço. Alguns artistas ainda têm o “purismo” de querer usar apenas material original nos seus projetos, chegando ao nível de preciosismo de não usar blocos ou desenhos prontos para economizar tempo na produção. Sim, por incrível que pareça conheço muitos designer e artistas 2d e 3d que são assim, e os trabalhos deles são incríveis.

Agora, esses artistas têm uma característica em comum, eles produzem arte. Esse tipo de comportamento dificilmente teria lugar em ambientes de produção comercial, como estúdios de design que tem prazos apertados de produção. Nessa hora, o uso de blocos 2d e 3d são uma excelente opção para acelerar a produção de qualquer produção gráfica.

Imagine a seguinte situação, você precisa criar um cenário completo para uma animação, em que no cenário estão posicionados alguns edifícios e calçadas. A modelagem básica dos objetos você termina em pouco tempo, mas os detalhes podem triplicar a o tempo de produção com o uso de carros, pessoas, mobiliário urbano e outros itens.

work

Por isso, sempre que localizo um bom local em que seja possível encontrar blocos gratuitos para download, seja para AutoCAD ou softwares 3d, guardo nos meus favoritos para usar posteriormente.

Hoje vou compartilhar mais dois web sites excelentes, com grande número de blocos e arquivos disponíveis para download gratuito. Um deles tem material “Premium” que requer inscrição paga, mas a quantidade de material disponível para download gratuito compensa a visita.

Esses são os sites:

  • Figuras humanas no formato DWG e DXF: O web site disponibiliza de maneira gratuita figuras humanas em várias situações, perfeitos para ilustrar elevações e desenhos técnicos.
  • Blocos 2d e 3d para AutoCAD e softwares 3D: Aqui temos uma biblioteca de modelos 2d e 3d variada, com opções para objetos prontos para renderização. Para encontrar os modelos ou blocos para o seu projeto, use o menu de navegação, localizado na esquerda do web site.