Animações para Web com o Papervision 3D e animações científicas com Blender 3D

Depois de um pouco de atraso, aqui estão mais duas excelentes palestras ministradas na conferência Blender 2008. Caso você não lembre, estou fazendo a descrição e comentando as palestras gravadas da conferência Blender 2008, realizada em Amsterdã no final do mês de Outubro. Todos os vídeos da conferência podem ser copiados em vários formatos nesse endereço.

A primeira palestra fala sobre a aplicação do Blender 3D para a internet, com o uso da engine Papervision 3d, que permite usar a tecnologia do Flash para criar gráficos vetoriais em 3d. Esse tipo de ferramenta é extremamente importante para os profissionais de web design, interessados em aplicar modelos 3d em web sites. Mas e as novas opções 3d do Flash CS4? Não credito que o Flash CS4 seja concorrência para o Papervision, pois são produtos com objetivos bem diferentes.

A palestra sobre o Papervision foi ministrada por Bruno Maldonesi, que trabalha com a produção de conteúdo para web sites. No início da apresentação ele comenta mais sobre o que é, e como funciona o Papervision, para depois mostrar alguns exemplos de objetos 3d funcionando diretamente no Firefox.

No final da palestra, temos a melhor parte para quem quiser aprender o processo completo de integração entre as duas ferramentas. O palestrante abre o Blender 3D e mostra os passos necessários, para elaborar uma cena ou modelo 3d, e exportar esse material para o Papervision 3D, com dicas e projetos comerciais criados com essa tecnologia.

Se você tem experiência com o Flash e principalmente com o ActionScript, vai gostar de usar o Blender 3d em conjunto com o Papervision para elaborar material interativo 3d para web sites.

Agora a segunda palestra, sobre o uso de Blender 3D para visualização científica e simulação de interações moleculares. O foco dessa palestra é mais acadêmica a não tem muita aplicação no mercado de visualização, a não ser que você trabalhe com esse tipo de simulação ou em algum laboratório. Mesmo assim é muito interessante assistir as demonstrações, e visualizar alguns dos scripts em Python elaborados pelos pesquisadores para simular, as interações entre células. A palestrante se chama Monica Zoppe.

Para as pessoas interessadas em elaborar algum tipo de trabalho científico, como monografias e artigos científicos, essa pode ser uma excelente referência.

Bem, dentre as duas palestras gostei mais da que fala sobre o Papervison pela parte prática. Estou terminando de reunir minhas anotações sobre as outras palestras e amanhã, publico mais comentários sobre as outras apresentações.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *