Clicky

Tutorial Autodesk Maya: Criando cópias e instâncias de objetos 3D

A criação de cópias e duplicatas em softwares de modelagem 3d é muito importante, para que uma cena complexa possa ser completada de maneira rápida. Dentre as opções que temos disponíveis para realizar essa tarefa estão o modificador, ou ferramenta, chamado Array. O Array está presente em praticamente todos os softwares de desenho e modelagem 3d, desde o AutoCAD até o Maya e Blender 3D. Em todas essas ferramentas, existe uma diferenciação especial das cópias chamadas de instância, que é importante conhecer para trabalhar melhor nesses softwares.

Veja esse exemplo de demonstração no Maya, em que um artista mostra o funcionamento das cópias com instâncias. Esse tutorial pode ser seguido pelas pessoas que tem o Maya PLE instalado, portanto é uma excelente oportunidade para aprender um pouco mais sobre o Maya.

O vídeo mostra o funcionamento de um menu importante do Maya, chamado de Duplicate Special Options, localizado no menu Edit.

Nesse menu você pode realizar cópias de objetos, com opções para gerar cópias mesmo ou instâncias. Uma cópia é um objeto independente, mas idêntico ao original. Já com a instância, a duplicata tem algumas das suas propriedades atreladas ao objeto original.

Isso é importante lembrar, pois em alguns momentos é crucial usar instâncias ou cópias no processo de modelagem e criação de uma cena. Por exemplo, se o objetivo for criar uma cena em que vários objetos recebem pequenas modificações, o melhor mesmo é ter instâncias na cena.

O menu do Maya ainda permite que o artista faça ajustes no número de cópias (Number of copies), e nos incrementos de rotação, translação e escala dos objetos. O funcionamento é bem semelhante ao Array, mas com efeito imediato e não temos a possibilidade de fazer alterações posteriores.

No caso do vídeo, o artista usa a ferramenta de instância para criar um objeto espelhado. Como a instância pode sofrer as mesmas alterações na geometria que o objeto original, o autor usa a opção de instância para gerar uma duplicata de metade do cubo selecionado, para depois deformar o objeto com alterações e ajustes espelhados em ambos os lados do modelo.

2017-04-11T10:33:37+00:00 By |Modelagem 3D|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. Emanuel 02/12/2008 em 5:27 pm

    Olá Alan,grato pelo tutorial,mas quero fazer uma critica,por que além de mostrar o material em video,porque não disponibiliza o tutorial de forma impressa seja em pdf ou word, para mim que não tenho paciência de esperar o video,carregar ou mesmo fazer o download,não sei se acontece com os seus mais a qualidade de video ,é ruim pois o video fica minusculo e desfocado,não dando pra ver onde foi clicado nos menus,sem se falar que alguns videos
    a gente tem que ser um the flash pra acompanhar de tão rápidos que são,se eu estiver falando sem razão minhas desculpas.

Deixar Um Comentário