A criação de cópias e duplicatas em softwares de modelagem 3d é muito importante, para que uma cena complexa possa ser completada de maneira rápida. Dentre as opções que temos disponíveis para realizar essa tarefa estão o modificador, ou ferramenta, chamado Array. O Array está presente em praticamente todos os softwares de desenho e modelagem 3d, desde o AutoCAD até o Maya e Blender 3D. Em todas essas ferramentas, existe uma diferenciação especial das cópias chamadas de instância, que é importante conhecer para trabalhar melhor nesses softwares.

Veja esse exemplo de demonstração no Maya, em que um artista mostra o funcionamento das cópias com instâncias. Esse tutorial pode ser seguido pelas pessoas que tem o Maya PLE instalado, portanto é uma excelente oportunidade para aprender um pouco mais sobre o Maya.

O vídeo mostra o funcionamento de um menu importante do Maya, chamado de Duplicate Special Options, localizado no menu Edit.

Nesse menu você pode realizar cópias de objetos, com opções para gerar cópias mesmo ou instâncias. Uma cópia é um objeto independente, mas idêntico ao original. Já com a instância, a duplicata tem algumas das suas propriedades atreladas ao objeto original.

Isso é importante lembrar, pois em alguns momentos é crucial usar instâncias ou cópias no processo de modelagem e criação de uma cena. Por exemplo, se o objetivo for criar uma cena em que vários objetos recebem pequenas modificações, o melhor mesmo é ter instâncias na cena.

O menu do Maya ainda permite que o artista faça ajustes no número de cópias (Number of copies), e nos incrementos de rotação, translação e escala dos objetos. O funcionamento é bem semelhante ao Array, mas com efeito imediato e não temos a possibilidade de fazer alterações posteriores.

No caso do vídeo, o artista usa a ferramenta de instância para criar um objeto espelhado. Como a instância pode sofrer as mesmas alterações na geometria que o objeto original, o autor usa a opção de instância para gerar uma duplicata de metade do cubo selecionado, para depois deformar o objeto com alterações e ajustes espelhados em ambos os lados do modelo.