Sempre que comento algum assunto relacionado com animação 3d, faço referência aos grandes estúdios de animação como a Pixar e a DreamWorks, dois dos mais renomados e rentáveis estúdios da atualidade. Mas, caso você tenha interesse em animações voltadas para o mercado de visualização de projetos arquitetônicos, qual o melhor estúdio? Qual empresa deve ser usada como modelo? Essa é uma pergunta que sempre recebo dos meus alunos interessados em visualização de projetos, mas com pouca ou nenhuma pretensão de trabalhar com animação de personagens.

Se você estiver nessa situação, recomendo se basear na Neoscape. Essa é uma das maiores empresas especializadas em visualização de projetos arquitetônicos do mercado americano. Os trabalhos deles são verdadeiras produções cinematográficas, tudo com o intuito de criar para seus clientes a melhor divulgação para projetos que ainda devem ser construídos.

Quer ver algumas das animações produzidas por eles? Esses são alguns dos exemplos:

Repare que os vídeoa apresentam todos os elementos típicos de uma pequena produção cinematográfica, em alguns deles temos até mesmo a presença de atores reais para conferir maior grau de realismo à animação.

Outro ponto interessante que alguns casos é esquecido, pelas pessoas que produzem vídeos como esses, o foco do material é mostrar a experiência das pessoas no ambiente e não a obra em si. Até mesmo o posicionamento das câmeras é feito de maneira que seja perceptível para os espectadores, visualizar na totalidade o ambiente demonstrado. Mesmo usando em algumas tomadas a visão aérea do projeto, esse recurso é usado poucas vezes durante o vídeo.

Como usar esses vídeos? Na verdade, esse tipo de material tem mais uma função motivadora, para as pessoas interessadas em ingressar nesse mercado. Eles servem como ponto de referência, um nível de qualidade a atingir com o empenho nos seus projetos. Claro que, para conseguir chegar nesse nível de sofisticação é necessário muito investimento, tanto intelectual como financeiro, para contratar até mesmo atores para participar das simulações.

Outra referência que você pode usar da Neoscape, visite o web site deles e clique no link Careers. Lá você encontra uma breve descrição das qualidades e atributos necessários para trabalhar na empresa. Quais softwares eles solicitam na descrição? Nenhum! Sim, como sempre costumo dizer aqui e para meus alunos, o software pouco importa, o que realmente faz a diferença é saber os conceitos básicos para se adaptar a qualquer ambiente, trabalhar em equipe e resolver problemas. Afinal, que é que não gosta de estar ao lado de alguém que sabe resolver problemas?