Mais vídeos com palestras da conferência Blender 2008 sobre jogos e renderização

Esse é mais um artigo em que indico alguns dos vídeos da conferência Blender 2008, em que vários artistas que usam o Blender para fins acadêmicos e comerciais ministraram ótimas palestras, sobre vários temas. Desde a última semana, quando a conferência acabou e os vídeos ficaram disponíveis para download, estou fazendo alguns comentários sobre o material e indicando os melhores. Para todos os usuários de Blender 3D, desde os que usam o software apenas para fins acadêmicos até os que se propõe um dia trabalhar com ele, o material pode ser muito importante, dependendo da sua área.

Hoje falo sobre três palestras com temas bem diferentes. A primeira é sobre o uso do Blender 3D como ferramenta para gerar os modelos 3d e efeitos, para um filme de ficção. O título do filme é “Un Mare da Favola”. O palestrante se chama Riccardo Covino e ele comenta sobre o filme e o uso do Blender na produção. Não há muita demonstração da ferramenta ou das animações dos peixes digitais usados no filme, dentre todas as palestras, essa foi a que menos gostei.

Já a segunda palestra me interessou muito mais! Foi relacionada ao ótimo projeto em que um brasileiro, o Dalai Felinto, participa para reproduzir um ecossistema marinho com o uso da Game Engine do Blender 3D. Já havia comentado sobre esse projeto aqui no Blog, e caso você queira saber mais sobre o seu desenvolvimento, recomendo uma visita ao Blog do Dalai. Inclusive, no blog ele comenta a sua experiência de ter ido até a conferência! Sim, ele conseguiu fazer o que ainda não tive condições de fazer, cruzar o Atlântico e visitar o quartel general do Blender em Amsterdã.

A palestra é muito boa e elucidativa, com várias demonstrações do projeto. Uma das melhores até agora, pena que o áudio da gravação não está dos melhores, mas pelo excelente conteúdo técnico, recomendo o download. Parabéns ao Dalai pelo projeto e também pela ótima palestra!

O último vídeo é relacionado com um dos projetos do Google Summer of Code 2008, que ainda não foram finalizados, nesse caso é a implementação do algoritmo dos lightcuts. A palestra é ministrada por Davide Vercelli e o conteúdo é excelente na parte técnica. A palestra é dividida basicamente em três partes, em que o palestrante faz uma explicação sobre o funcionamento teórico dos lightcuts, depois fala sobre a integração do código no Blender 3D e por último, comenta as dificuldades e desafios para fazer o código funcionar.

Essa última palestra é muito interessante, para as pessoas interessadas em escrever ou produzir material científico, como pesquisas e monografias relacionadas com computação gráfica.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Mais vídeos com palestras da conferência Blender 2008 sobre jogos e renderização”

  1. Oi Allan.

    Fico feliz e lisonjeado pelo fato de você ter gostado da palestra. Estava revendo o vídeo e realmente nossa abordagem foi bem técninca, que bom que agradou.

    Eu queria aproveitar pra dar minha opinião em relação à apresentação do Mare de fávola. Eu achei muito bacana o trabalho deles. Talvez tenha sido porque eles também abordaram o fundo do mar, mas de modo geral a qualidade artística me impressionou bastante. Não assisti ao streaming ou à gravação, mas sei que às vezes a qualidade deste material prejudica o entendimento como um todo. Então, quem estiver com um pouquinho mais de tempo dá uma olhada no vídeo deles que eles merecem 🙂

    Enfim, vou aproveitar pra dizer também que fui pego desprevenido pelo seu post 🙂 ainda não consegui juntar as informações para produzir um post (não sei como você consegue escrever todo dia, talvez se eu atualizasse meu wordpress ajudaria :p) e é uma pena, porque gostaria de oferecer um pouco mais aos seus ávidos leitores (o contador do meu site marcou mais de 90 visitas hoje, um recorde maior do que quando tive um link no linux-br).

    Em breve estarei atualizando o site, então fique(m) de olho.

    Abração,
    Dalai

  2. Bem feito!

    Quem manda participar de bons projetos! 🙂

    Agora, falando sério! Estamos esperando mais notícias, fotos e informações da conferência. Da Blender PRO também, que eu prometo um dia ir, mas o trabalho não me permite ainda!

    Abraços
    Allan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *