Esse é mais um artigo em que indico alguns dos vídeos da conferência Blender 2008, em que vários artistas que usam o Blender para fins acadêmicos e comerciais ministraram ótimas palestras, sobre vários temas. Desde a última semana, quando a conferência acabou e os vídeos ficaram disponíveis para download, estou fazendo alguns comentários sobre o material e indicando os melhores. Para todos os usuários de Blender 3D, desde os que usam o software apenas para fins acadêmicos até os que se propõe um dia trabalhar com ele, o material pode ser muito importante, dependendo da sua área.

Hoje falo sobre três palestras com temas bem diferentes. A primeira é sobre o uso do Blender 3D como ferramenta para gerar os modelos 3d e efeitos, para um filme de ficção. O título do filme é “Un Mare da Favola”. O palestrante se chama Riccardo Covino e ele comenta sobre o filme e o uso do Blender na produção. Não há muita demonstração da ferramenta ou das animações dos peixes digitais usados no filme, dentre todas as palestras, essa foi a que menos gostei.

Já a segunda palestra me interessou muito mais! Foi relacionada ao ótimo projeto em que um brasileiro, o Dalai Felinto, participa para reproduzir um ecossistema marinho com o uso da Game Engine do Blender 3D. Já havia comentado sobre esse projeto aqui no Blog, e caso você queira saber mais sobre o seu desenvolvimento, recomendo uma visita ao Blog do Dalai. Inclusive, no blog ele comenta a sua experiência de ter ido até a conferência! Sim, ele conseguiu fazer o que ainda não tive condições de fazer, cruzar o Atlântico e visitar o quartel general do Blender em Amsterdã.

A palestra é muito boa e elucidativa, com várias demonstrações do projeto. Uma das melhores até agora, pena que o áudio da gravação não está dos melhores, mas pelo excelente conteúdo técnico, recomendo o download. Parabéns ao Dalai pelo projeto e também pela ótima palestra!

O último vídeo é relacionado com um dos projetos do Google Summer of Code 2008, que ainda não foram finalizados, nesse caso é a implementação do algoritmo dos lightcuts. A palestra é ministrada por Davide Vercelli e o conteúdo é excelente na parte técnica. A palestra é dividida basicamente em três partes, em que o palestrante faz uma explicação sobre o funcionamento teórico dos lightcuts, depois fala sobre a integração do código no Blender 3D e por último, comenta as dificuldades e desafios para fazer o código funcionar.

Essa última palestra é muito interessante, para as pessoas interessadas em escrever ou produzir material científico, como pesquisas e monografias relacionadas com computação gráfica.