Clicky

Tutoriais de impressão lenticular com o Photoshop CS4 Extended

Quando o Photoshop CS4 Extended foi lançado a Adobe anunciou os seus recursos para trabalhar com imagens 3d estereoscópicas, de maneira a criar efeitos avançados de visualização e efeitos 3d mais reais. Mais isso não está restrito apenas ao que visualizamos nos monitores e Tv`s, pois o Photoshop CS4 também consegue agora gerar arquivos para impressão usando recursos 3d e criar um tipo de impressão chamada de lenticular. Como funciona esse tipo de impressão? Muito provavelmente você já deve ter manuseado algum tipo de impresso lenticular. Ele funciona assim; várias camadas são impressas e sobrepostas, tendo como separador uma superfície especial que se for posicionada em um determinado ângulo, mostra apenas uma das imagens ou a combinação de algumas camadas.

Quer aprender como fazer isso no Photoshop CS4 Extended? Um artista chamado Russel Brown, criou e publicou no seu web site uma série de tutoriais sobre o Photoshop CS4, mostrando o processo completo de configuração e ajuste, para criar esse tipo de impresso lenticular.

Os tutoriais estão em vídeo e são de fácil entendimento, mesmo com a narração em inglês.

O segredo de tudo é o trabalho com as camadas do Photoshop. Um dos vídeos mostra uma versão resumida e rápida do processo, chamado de Basic 3D Lenticular Workflow. No vídeo podemos perceber que o primeiro passo para transformar uma imagem é separar todos os elementos em camadas independentes, para depois usar o menu 3D e escolher a opção New 3D Postcard from Layer, para transformar um layer 2d em 3d. Esse processo deve ser realizado enquanto você visualiza a imagem inteira.

Quando esse processo de ajuste das camadas estiver pronto, podemos partir para o próximo passo que é acionar o menu 3D Render Settings, que aciona o uso da visualização estereoscópica.

O autor ainda faz ajustes no Parallax e no Focal Distance. O mais legal desse efeito é que você pode deixar marcada a opção Red/Blue no Stero Type, para usar os óculos especiais com uma lente azul e outra vermelha. Assim é possível fazer os ajustes e conferir o resultado em tempo real no monitor, antes de partir para a impressão. Depois de estiver tudo configurado e ajustado, você pode alterar o tipo de efeito para Vertical Interlaced.

Se você é usuário do Photoshop e quer aprender mais sobre esses incríveis recursos 3d da nova versão CS4, recomendo muito o download dos tutoriais, para compreender o processo e até mesmo tentar reproduzir o efeito com ilustrações próprias.

2017-04-11T10:33:37+00:00 By |Photoshop|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Leonardo Leandro de Lima 19/12/2008 em 11:14 am

    OLá bom espero que esteje bem primeiramente rs….

    ólha se pudesse queria que por gentileza me ajudasse eu trabalho com photoshop cs3 só que quero separar as cores por ele mais não estou conseguindo,,,

    tambem tenho outra duvida eu faço criações em geral só que pégo imagens da internet e recrio em cima delas entende/;?

    só que isso eu faço abrindo por exemplo jpg no photoshop crio demarcador de ilustrator… e exporto como demarcado de ilustrator entende ai importo no corel só que a resolução não sai a mesma sempre sai um serrilhado a mais entende queria saber se tem outro jeito de fazer esse tipo de serviço sem danificar tanto a imagem/;?

    bom não sei se fui bem claro mais qualquer coisa me fala por email que acho melhor se for possivel desde já obrigado sem mais Leonardo…

  2. Suzana 03/08/2009 em 3:21 pm

    Eu gostei muito photoshop cs4 mas queria saber instalar e gratis???

  3. Geny Rando 14/08/2009 em 6:45 pm

    Li o seu artigo e achei muito interessante. Você dá curso sobre esse trabalho específico de 3D ( holografia)?

    Você sabe onde posso comprar as laminas lenticulares aqui no Brasil.

    Desde já agradeço sua atenção

    geny

  4. geraldo celio de oliveira 30/12/2009 em 11:48 am

    gostaria de saber se há como salvar ou ter esses tutoriais para meu uso em casa, quando nao tenho internet, mas tenho o software instalado em meu PC
    Geraldo

  5. Gustavo Garcia 15/01/2011 em 1:03 pm

    para quem quer saber onde comprar o material para lenticular ai vai a resposta.

    apenas materiais importados.
    não tem todos os materiais aqui no brasil portanto terá que comprar de fora.
    eu mesmo tive que comprar do japão para começar a produzir o lenticular.
    trabalho numa grafica no interior de São paulo.
    meu tio é o dono da grafica e me deixou responsável por impressão lenticular.
    Mas o material é muito caro, mas vale a pena pois todo o material que comprei já foi pago com o proprio lenticular!
    para quem quer saber de mais informações da grafica ai esta o site
    nossa grafica ainda não esta vendendo o impresso lenticular
    http://www.artemidia.net
    Site ainda em construção mas tem endereço e tudo

  6. Daniela 02/04/2011 em 12:41 pm

    será que há como vc me passar o nome do seu fornecedor de lâminas lenticulares?
    Agradeço desde já.

Deixar Um Comentário