Quando o Photoshop CS4 Extended foi lançado a Adobe anunciou os seus recursos para trabalhar com imagens 3d estereoscópicas, de maneira a criar efeitos avançados de visualização e efeitos 3d mais reais. Mais isso não está restrito apenas ao que visualizamos nos monitores e Tv`s, pois o Photoshop CS4 também consegue agora gerar arquivos para impressão usando recursos 3d e criar um tipo de impressão chamada de lenticular. Como funciona esse tipo de impressão? Muito provavelmente você já deve ter manuseado algum tipo de impresso lenticular. Ele funciona assim; várias camadas são impressas e sobrepostas, tendo como separador uma superfície especial que se for posicionada em um determinado ângulo, mostra apenas uma das imagens ou a combinação de algumas camadas.

Quer aprender como fazer isso no Photoshop CS4 Extended? Um artista chamado Russel Brown, criou e publicou no seu web site uma série de tutoriais sobre o Photoshop CS4, mostrando o processo completo de configuração e ajuste, para criar esse tipo de impresso lenticular.

Os tutoriais estão em vídeo e são de fácil entendimento, mesmo com a narração em inglês.

O segredo de tudo é o trabalho com as camadas do Photoshop. Um dos vídeos mostra uma versão resumida e rápida do processo, chamado de Basic 3D Lenticular Workflow. No vídeo podemos perceber que o primeiro passo para transformar uma imagem é separar todos os elementos em camadas independentes, para depois usar o menu 3D e escolher a opção New 3D Postcard from Layer, para transformar um layer 2d em 3d. Esse processo deve ser realizado enquanto você visualiza a imagem inteira.

Quando esse processo de ajuste das camadas estiver pronto, podemos partir para o próximo passo que é acionar o menu 3D Render Settings, que aciona o uso da visualização estereoscópica.

O autor ainda faz ajustes no Parallax e no Focal Distance. O mais legal desse efeito é que você pode deixar marcada a opção Red/Blue no Stero Type, para usar os óculos especiais com uma lente azul e outra vermelha. Assim é possível fazer os ajustes e conferir o resultado em tempo real no monitor, antes de partir para a impressão. Depois de estiver tudo configurado e ajustado, você pode alterar o tipo de efeito para Vertical Interlaced.

Se você é usuário do Photoshop e quer aprender mais sobre esses incríveis recursos 3d da nova versão CS4, recomendo muito o download dos tutoriais, para compreender o processo e até mesmo tentar reproduzir o efeito com ilustrações próprias.