Correção de cores em fotografias com o Blender 3D

O que é necessário para fazer a correção de cores em fotografias? Se você leu o título desse artigo, deve saber que o assunto é relacionado com o Blender 3D, portanto a correção de cor pode ser feita com ele? Sim! Depois que o Blender incorporou um poderoso editor de nós, os artistas 3d que usam essa incrível ferramenta não precisam mais recorrer a softwares como o Photoshop CS4 e o Gimp. Caso você nunca tenha usado essa opção do Blender, mas gostaria de saber como realizar esse ajuste no software, um tutorial bem interessante e fácil de seguir foi publicado no Vimeo.

O artista responsável pelo tutorial, usa o Blender 3d para fazer um tipo comum de correção de cor, com valores de saturação, índice e valor de cores. Ele usa uma fotografia em que as cores da imagem então sem vida, e fazendo os devidos ajustes consegue incrementar mais o visual da imagem.

Esse é o tutorial:


Color Correction using HSV from PapaSmurf on Vimeo.

A seqüência do tutorial é bem simples, o autor configura a interface do Blender para se ajustar ao ambiente de composição, depois que a interface está configurada. O próximo passo é adicionar os nós.

O primeiro nó é responsável pela seleção da fotografia usada no tutorial, que depois é conectada com o Noé próprio para ajuste de cores e saturação da imagem. Esse nó é ligado a outro chamado Hue Saturation Value, responsável pelo ajuste das cores. No final ele ainda adiciona um nó adicional para visualizar as alterações realizadas na imagem.

Agora vem uma parte que não é conhecida pela maioria dos usuários, que é a configuração necessária para gerar as imagens editadas com o editor de nós. Para fazer a saída das imagens, você precisa acionar o botão Do Composite, e depois renderizar a imagem.

Só isso? Sim, isso é tudo que você precisa fazer para realizar essa operação. Um último nó é usado pelo autor do tutorial, para separar a visualização da imagem e comparar o seu estado original com as alterações.

O processo é simples, mas muito útil!

 

 

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Correção de cores em fotografias com o Blender 3D”

  1. Pingback: Anônimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *