Já faz um bom tempo desde a última vez que falei sobre o Wings 3D, excelente ferramenta de código aberto que apenas cria modelos 3d, usando subdivisão como base para a modelagem. Mesmo sem opções avançadas de animação, o Wings se mostra bem competente em trabalhar com modelagem, sendo uma boa opção para estudantes ou instituições de ensino que pretendem apenas ensinar conceitos de modelagem. A sua licença de código aberto e a existência de versões para várias plataformas, fazem dele uma opção de baixo custo e ótima relação custo x Benefício.

Uma série de tutoriais em vídeo foi publicada no Youtube no início do último mês, mostrando algumas opções mais avançadas de modelagem com o Wings, que podem servir para outras ferramentas também. Por exemplo, nos vídeos é possível aprender a técnica para abrir um buraco em um modelo 3d, sem o uso do famigerados booleans, tudo é feito com a manipulação da topologia do modelo 3d.

Recomendo assistir e estudar os vídeos, principalmente se você estiver estudando modelagem por subdivisão ou as suas derivações, como o edge modeling, em que os objetos são criados com base no extrude de arestas. Como as técnicas são universais, você pode aplicar os conhecimentos e técnicas em praticamente qualquer ferramenta 3d.

O primeiro vídeo mostra o procedimento necessário para criar uma abertura redonda em um objeto derivado de um cubo.

No Wings 3d essa operação é simples, pois existe uma opção chamada circularize que deixa um loop de arestas mais arredondado.

O segundo vídeo aborda a intersecção de arestas no Wings, que é uma opção extremamente poderosa de ajustar modelos 3d. Essa opção lembra até os comandos existentes em softwares de CAD como AutoCAD, em que essa mesma operação é realizada para linhas 2d.

Funciona assim, você pode selecionar algumas arestas no modelo 3d e fazer com que essas arestas se prolonguem até que atinjam uma face. Caso você queira tentar reproduzir o efeito, o autor do vídeo foi muito gentil em publicar explicações em texto no vídeo!

O último vídeo mostra uma ferramenta chamada contour, que é especializada em fazer o extrude interno de arestas. Ele funciona de maneira muito parecida com o Inset em outras ferramentas 3d.

Os vídeos são curtos, mas mostras de maneira bem eficiente algumas ferramentas simples da modelagem por subdivisão que são o pilar para a criação de modelos 3d mais complexos. Se o seu interesse é em modelagem, recomendo assistir a todos!

Caso você não saiba usar o Wings 3D, mas tenha ficado curioso, recomendo ler esse tutorial básico sobre o wings 3d, para aprender um pouco mais sobre ele.