Tutoriais de modelagem por subdivisão com o Wings 3D

Já faz um bom tempo desde a última vez que falei sobre o Wings 3D, excelente ferramenta de código aberto que apenas cria modelos 3d, usando subdivisão como base para a modelagem. Mesmo sem opções avançadas de animação, o Wings se mostra bem competente em trabalhar com modelagem, sendo uma boa opção para estudantes ou instituições de ensino que pretendem apenas ensinar conceitos de modelagem. A sua licença de código aberto e a existência de versões para várias plataformas, fazem dele uma opção de baixo custo e ótima relação custo x Benefício.

Uma série de tutoriais em vídeo foi publicada no Youtube no início do último mês, mostrando algumas opções mais avançadas de modelagem com o Wings, que podem servir para outras ferramentas também. Por exemplo, nos vídeos é possível aprender a técnica para abrir um buraco em um modelo 3d, sem o uso do famigerados booleans, tudo é feito com a manipulação da topologia do modelo 3d.

Recomendo assistir e estudar os vídeos, principalmente se você estiver estudando modelagem por subdivisão ou as suas derivações, como o edge modeling, em que os objetos são criados com base no extrude de arestas. Como as técnicas são universais, você pode aplicar os conhecimentos e técnicas em praticamente qualquer ferramenta 3d.

O primeiro vídeo mostra o procedimento necessário para criar uma abertura redonda em um objeto derivado de um cubo.

No Wings 3d essa operação é simples, pois existe uma opção chamada circularize que deixa um loop de arestas mais arredondado.

O segundo vídeo aborda a intersecção de arestas no Wings, que é uma opção extremamente poderosa de ajustar modelos 3d. Essa opção lembra até os comandos existentes em softwares de CAD como AutoCAD, em que essa mesma operação é realizada para linhas 2d.

Funciona assim, você pode selecionar algumas arestas no modelo 3d e fazer com que essas arestas se prolonguem até que atinjam uma face. Caso você queira tentar reproduzir o efeito, o autor do vídeo foi muito gentil em publicar explicações em texto no vídeo!

O último vídeo mostra uma ferramenta chamada contour, que é especializada em fazer o extrude interno de arestas. Ele funciona de maneira muito parecida com o Inset em outras ferramentas 3d.

Os vídeos são curtos, mas mostras de maneira bem eficiente algumas ferramentas simples da modelagem por subdivisão que são o pilar para a criação de modelos 3d mais complexos. Se o seu interesse é em modelagem, recomendo assistir a todos!

Caso você não saiba usar o Wings 3D, mas tenha ficado curioso, recomendo ler esse tutorial básico sobre o wings 3d, para aprender um pouco mais sobre ele.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *