Hoje vou indicar alguns excelentes tutoriais de modelagem 3d, sobre variados assuntos, desde a modelagem de um personagem humanóide extremamente detalhado até o maquinário de um jogo de fantasia, também repleto de detalhes. Começo o dia com um tutorial de modelagem sobre o Maya, com o objetivo de modelar um machado. Pode até parecer simples, mas o modelo 3d abordado nesse tutorial é bem detalhado e apresenta vários elementos, com uma pequena cabeça de um tipo de lagarto, ornamentando as pontas do machado. Portanto, o tema é excelente para um exercício intermediário de modelagem.

Um aspecto interessante desse tutorial, o autor passa um bom tempo em cada um dos menus usados do Maya para gerar o modelo 3d, explicando e fazendo referências aos comandos e técnicas usadas. O tempo usado no tutorial é bem generoso também, no total são 6 partes com 10 minutos de duração cada uma. Então você vai ter a chance de acompanhar o desenvolvimento do modelo 3d em quase uma hora de vídeo.

Como os vídeos estão espalhados em várias partes no Youtube, resolvi fazer um playlist para que seja possível assistir ao material em seqüência.

Os primeiros vídeos mostram a configuração e preparação da cena para a modelagem, com o ajuste de uma imagem que funciona como plano de fundo. Essa imagem é fundamental e pode ser o ponto determinante para o sucesso de um projeto de modelagem. Pois, mesmo sem grandes conhecimentos técnicos de modelagem no Maya ou em qualquer outro software, uma pessoa pode se guiar pelos contornos do objeto e com base na imagem, obter um modelo 3d detalhado.

Depois que a imagem está posicionada, começa o trabalho com a criação do corpo básico do machado. Essa parte é relativamente simples e mistura um pouco de subdivisão com manipulação de primitivas geométricas.

A parte mais interessante está no final do tutorial, em que o autor começa a modelar os detalhes do machado e nesse ponto, se encontramos a cabeça do lagarto. As técnicas são um pouco mais complexas nessa parte, mas valem a espera!

Essa e para os usuários que estão aprendendo Maya, mas é possível aplicar os mesmos comandos e topologia em outras ferramentas 3d. O modelo 3d pode muito bem ser usado para ilustrar jogos e temas relacionados com fantasia medieval.