Um dos temas que sempre abordo aqui no Blog o aprendizado de ferramentas e softwares 3d, com o intuito de trabalhar ou simplesmente desenvolver habilidades com esses softwares, para produzir arte digital. O caminho mais curto para aprender essas ferramentas é um curso, em que você vai aprender de maneira rápida e com o auxílio de um professor os conceitos e funcionamento, de um determinado software. A parte ruim dos cursos e isso é um problema de demanda, é que a maioria sempre direciona o conteúdo apenas para o aprendizado de uma ferramenta. Ainda não encontrei nenhum bom curso sobre conceitos e teoria de computação gráfica.

Estou falando dos conceitos como modelagem orgânica, NURBS, Subdivisão, Render, Radiosidade, GI e outros. Sempre será mais fácil achar um curso de 3ds Max, Curso de Maya, Curso de Blender 3D e outros. O problema é que um curso desses teria uma demanda baixíssima no mercado, por isso nenhuma ou quase nenhuma instituição investe nesse tipo de conteúdo.

Mas, existe uma esperança para aqueles que pretendem estudar conceitos relacionados com animação e computação gráfica, com o web site chamado de guerillacg.org, que é uma iniciativa de treinamentos gratuitos e abertos, sobre animação e cg.

O objetivo do web site é oferecer cursos em vídeo, sobre temas como hierarquias, modelagem poligonal e ajustes e constraints para animação. Os vídeos estão todos em língua inglesa, mas o entendimento dos mesmos é simples e na maioria dos casos, existem textos introdutórios, com os títulos dos assuntos abordados.

Se você estiver estudando computação gráfica, principalmente a parte de animação 3d e os relacionamentos em hierarquia, recomendo muito assistir aos vídeos! A quantidade de material disponível ainda é pequena, mas com o tempo a tendência é que a oferta de material cresça. Um ótimo exemplo do que você pode encontrar lá, repare na imagem que ilustra esse artigo. Esse robozinho é apresentado e a sua configuração em hierarquia é toda explicada, sendo que os seus braços perfazem vários movimentos, como perseguir um objeto que voa e segurar um cilindro entre suas garras.

Para assistir aos vídeos não é necessário se registrar.