Você deve estar acompanhando as notícias relacionadas ao mercado de computação gráfica nas últimas semanas, em que a Autodesk realizou mais uma aquisição e se torna cada vez mais a maior produtora de softwares, relacionados com computação gráfica e 3d. Esse domínio da Autodesk no mercado de animação 3d já é mais antigo na área do desenho técnico, com o seu AutoCAD. Tanto que quando muitos desenhistas e profissionais de desenho técnico tentam migrar para outros softwares, acabam com um pouco de dificuldade em termos de treinamentos e livros relacionados com os novos softwares de desenho.

Existem várias opções para as pessoas interessadas em não usar mais o AutoCAD, uma delas é o VectorWorks, muito famoso entre arquitetos e designes usuários de computadores da Apple. Para quem quiser trabalhar com desenho voltado para arquitetura, o VectorWorks em conjunto com o ArchiCAD formam as melhores opções para plataformas independentes de softwares da Autodesk, inclusive com o uso de tecnologias como o BIM, presentes no Revit.

Mas, será que o VectorWorks é realmente bom? Se você está interessado em conhecer mais uma ferramenta de CAD, com alguns recursos interessantes, a Nemetschek (empresa que desenvolve o VectorWorks), publicou no seu web site uma série de tutoriais em vídeo, para promover o lançamento da versão 2009 da sua ferramenta. Todos os tutoriais podem ser assistidos de maneira gratuita e mostram exemplos práticos de projetos arquitetônicos e mecânicos, sendo editados com o VectorWorks.

Além dos tutoriais em vídeo, ainda existem vários documentos em PDF com assuntos espefícicos e tutoriais com plantas e desenhos técnicos de exemplo, para que você possa estudar de maneira ainda mais detalhada.

Para acessar os tutoriais em vídeo e os PDF`s você pode usar os links abaixo:

  • Tutoriais em vídeo do VectorWorks 2009: Esses tutoriais tem como objetivo apresentar as novas opções e ferramentas da versão 2009. O material não pode ser copiado, apenas assistido, mas é interessante conhecer as opções de modelagem paramétrica e como o VectorWorks trabalha com BIM.
  • Tutoriais em PDF do VectorWorks 2009: Nessa parte do web site, encontramos tutoriais em PDF recomendados apenas para as pessoas que têm uma cópia do software instalado, para poder seguir os tutoriais. Como os arquivos estão no formato de texto, com os modelos e ilustrações acompanhando o pacote, os downloads são bem grandes.

Fica a dica para as pessoas interessadas em conhecer o funcionamento do VectorWorks, recomendo ao menos assistir aos vídeos, que apresentam algumas técnicas interessantes e diferentes do que é usado em softwares como o AutoCAD.