A revista eletrônica digital e gratuita, chamada de RenderOut! teve mais um número lançado ontem. Essa é uma publicação muito interessante, que fala sobre generalidades dos softwares de computação gráfica, animação e cinema e para alegria das pessoas que não tem muita proficiência com o inglês, disponibiliza edições em espanhol também. No último número, percebi uma coisa depois de ler meticulosamente a maioria dos artigos; boa parte dos tutoriais da revista é voltada para o uso do ZBrush e do Softimage XSI, sendo que apenas em dois ou três artigos os artistas usam o 3ds Max e o Maya.

Como é costume meu aqui no Blog, fiz um sumário com os principais artigos da revista, para fazer alguns comentários sobre os tutoriais e textos publicados, para que você possa avaliar se vale do download do PDF com 50 MB. Se você acha que vale de qualquer maneira, esse é o link para o web site da revista.

Essa é a lista de artigos, com os respectivos assuntos:

  • Configuração de setup de um personagem chamado Flaco, no Softimage XSI
  • Produção completa de um personagem de fantasia (capitain bonecrusher), esculpido no ZBrush e finalizado no 3ds Max. Esse é um excelente tutorial, com um personagem bem complexo, misturando partes orgânicas com mecânicas.
  • Artigo sobre a evolução técnica da animação
  • Entrevista com o artista digital Francisco Cortina: Essa entrevista é bem interessante e fala sobre um dos mais talentosos artistas 3d, com especialização na representação de personagens virtuais realistas. Ele trabalhou na produção do Final Fantasy Spirits Within, que apesar de ser do começo da década ainda é um marco para esse tipo de produção. Na entrevista, ainda podemos conhecer mais sobre as técnicas do artista, assim como alguns dos trabalhos que ele desenvolveu nos últimos anos na área de animação 3d. O último trabalho dele foi na Múmia 3.
  • Produzindo a imagem chamada Ninja, no ZBrush e finalizando o material no 3ds Max.
  • Artigo sobre linguagem cinematográfica – Parte I: Esse artigo é para quem quer aprender um pouco mais sobre enquadramento e montagem de vídeo.
  • Continuação de um tutorial de escultura digital no ZBrush, para criar um personagem antropomórfico, baseado em dinossauros.
  • Tutorial sobre como adicionar texturas e materiais em um modelo 3d de um carro realista, usando o Softimage XSI
  • Como posicionar imagens de referência no Maya: Apesar de ser o tutorial mais simples da revista, conhecer essa técnica é imprescindível!
  • O último artigo da revista fala sobre as desvantagens de trabalhar por conta própria com computação gráfica

Esse último artigo da revista é tão importante que merece alguns comentários em um artigo mais detalhado, pois muita gente ainda acha que trabalhar por conta própria é solução para as suas carreiras, mas em nenhum momento avaliam os riscos inerentes a esse tipo de atividade.