Tutorial de modelagem e animação de um helicóptero com o Blender 3D

Esse tutorial é para as pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre o Blender 3d, principalmente a parte de animação interativa e criação de jogos. Uma série de tutoriais publicados recentemente no Youtube, mostra o processo completo de modelagem de um helicóptero, usando técnicas de modelagem poligonal para depois, esse mesmo modelo 3d receba interação e controles na Game Engine do Blender 3D. Os controles são adicionados usando os famosos blocos de lógica do Blender, permitindo que artistas 3d sem nenhum conhecimento em programação, possa adicionar comportamentos e controles semelhantes aos usados em jogos.

A seqüência completa dos tutoriais tem aproximadamente 11 partes, perfazendo mais de uma hora de vídeo.

Os primeiros vídeos abordam apenas a modelagem do helicóptero, que não é muito detalhado, mas é suficiente para ocupar mais da metade do tempo dos vídeos. Se você está estudando modelagem poligonal, essa é uma excelente oportunidade para seguir o tutorial e tentar elaborar o seu próprio modelo, qualquer que seja a sua ferramenta 3d.

Essa é uma das vantagens de usar modelagem poligonal para criar objetos, os conceitos são muito parecidos em praticamente todos os softwares 3d.

Depois que o modelo 3d está pronto, o autor do tutorial parte para a configuração do comportamento do modelo 3d, com os blocos de lógica do Blender 3d. Caso o seu interesse seja apenas a parte de interação, assista apenas aos três últimos vídeos que abordam apenas a parte da lógica.

Os controles do helicóptero são simples, mas exigem um pouco de conhecimento na Game Engine do Blender, o autor adiciona controles para o teclado e o mouse. No vídeo 9 é possível verificar as principais configurações de uma simulações como essas, pois o resto é basicamente uma cópia de comportamentos previamente configurados.

O principal é definir o modelo 3d como um dos “atores” da cenas, para depois definir que ele participa de simulações de Rigid Bodies, para poder computar colisões e outras interações. Depois que isso está feito, o modelo tem os seus limites configurados no Bounds, para na seqüência, receber mais ajustes com blocos específicos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial de modelagem e animação de um helicóptero com o Blender 3D”

  1. Allan, achei muito interessante a técnica de modelagem usada pelo autor, mas não consegui entender como ele faz essas divisões do cilindro e movendo para os pontos desejados. Você poderia me ajudar, por favor, me dizendo como faço isso no blender?

    muito obrigado.

  2. su novo no blender e adoro o su site sera que você pode medizer como colocar imagens para modelar no bleder ? o tutorial de como fazer um rosto você colocou imagen de um rosto e depois modelou por cima da imagem .

  3. allan gostei muito desse tutorial, so tenho um problema com o
    script, tigitei o que vi no videio mais não fuciona. ajuda a gente ai.

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