Todas as vezes que é necessário trabalhar com uma área em especial na produção de um vídeo, ou animação, os grandes estúdios com bons recursos financeiros, acabam escolhendo a melhor ferramenta para a tarefa. Por isso é que não é certo afirmar que uma ferramenta em especial foi usada para produzir um filme ou propaganda completamente, quando na maioria dos casos é um conjunto em que podem participar 3ds Max, Maya, Softimage e vários outros. Quando o assunto é cenários virtuais, principalmente paisagens a escolha dessas produtoras geralmente recai sobre o Vue. Se você nunca ouviu falar do Vue, ele é uma suíte 3d, mas com o foco direcionado para a criação de paisagens.

Quer ter uma idéia do que ele é capaz de fazer? Esse é o vídeo com a demonstração de alguns trabalhos realizados no Vue, como forma de divulgar a versão 7 do software.

Tudo que foi apresentado no vídeo é criado com o Vue, ou seja, é virtual. Fica evidente então o motivo que faz as produtoras procurarem o Vue para esse tipo de projeto. Caso você tenha assistido aos últimos filmes da séria Piratas do Caribe, boa parte dos cenários e paisagens do filme foi produzida usando o Vue.

Mas como ele funciona? Já publiquei um tutorial básico sobre o Vue aqui no blog, com o uso da versão Personal Learning Edition do Vue que é gratuita, mas e a parte avançada?

Caso você queira saber um pouco mais sobre o processo de criação com o Vue, já mostrando alguns dos recursos da versão 7, um tutorial muito bom foi lançado durante a Siggraph 2008.

No tutorial, o autor mostra vários dos recursos do software, para elaborar uma imagem com a representação de um monumento histórico. Um dos aspectos em que o Vue é incrivelmente flexível é na manipulação de vegetação virtual, como é possível perceber também no tutorial, em que o autor do vídeo posiciona árvores e vegetação, alterando as configurações e propriedades dos modelos 3d de maneira bem rápida.

Mas no vídeo parece à interface do 3ds Max? Sim, o objetivo do tutorial é mostrar a integração do Vue com o Max, como maneira de acelerar a produção de cenários, em que o Vue se encaixa n processo de produção apenas para esse tipo de tarefa.

Se você quiser testar o Vue 6, uma versão gratuita de testes pode ser copiada aqui. Ainda não há previsão para que o Vue 7 – PLE esteja disponível.