O trabalho com softwares 3d exige muita prática e experiência com técnicas um pouco mais avançadas de texturização, como o mapeamento UV. Se você não conhece esse tipo de técnica, pode esperar para passar sérios apuros, na execução de um projeto mais complexo, em que o modelo 3d com uma topologia mais complicada, demande mais sofisticação nas texturas. Sempre estou indicando tutoriais e artigos, sobre a configuração de texturas UV em personagens e objetos complexos, mas e se você ainda estiver no básico? Pensando nessas pessoas, que ainda estão aprendendo como é que funciona o processo de mapeamento de texturas UV, encontrei um tutorial básico mesmo sobre o assunto, usando o Blender 3D. No tutorial, o autor mostra o procedimento para mapear e depois adicionar texturas em uma moeda.


Blender VT – Coin UV unwrapping from Dimitris Christou on Vimeo.

A primeira coisa que o autor do tutorial faz é modelar a moeda que não é muito complicado, para depois partir para o mapeamento UV. O conceito do processo é simples de entender e aplicar, principalmente em objetos com geometria simples como esse.

Depois que o modelo da moeda está pronto, o autor marca algumas das arestas do modelo 3d. Essas arestas funcionam como cortes, para que depois a malha do modelo 3d possa ser aberta. O segredo de tudo está na maneira como essas marcações são feitas.

Se você entender o procedimento com o Blender 3d, pode realizar o mesmo tipo de mapeamento em outros softwares 3d, pois o conceito usado para abrir a malha é o mesmo! A única coisa que muda são os atalhos e menus.

Com o modelo da moeda devidamente marcado, o próximo passo é abrir uma janela do tipo UV/Image Editor e acionar a tecla de atalho U, enquanto você estiver no modo de edição do Blender. Escolha a opção Unwrap e se tudo correu como no tutorial, você deve visualizar uma imagem da malha desse modelo 3d aberta na janela UV/Image Editor.

Agora é só ajustar o posicionamento dos planos, para adicionar uma imagem correspondente à textura que deve ser aplicada a moeda, tanto na janela UV/Image Editor como no editor de texturas do Blender.