Tutorial sobre texturas UV com o Blender 3D

O trabalho com softwares 3d exige muita prática e experiência com técnicas um pouco mais avançadas de texturização, como o mapeamento UV. Se você não conhece esse tipo de técnica, pode esperar para passar sérios apuros, na execução de um projeto mais complexo, em que o modelo 3d com uma topologia mais complicada, demande mais sofisticação nas texturas. Sempre estou indicando tutoriais e artigos, sobre a configuração de texturas UV em personagens e objetos complexos, mas e se você ainda estiver no básico? Pensando nessas pessoas, que ainda estão aprendendo como é que funciona o processo de mapeamento de texturas UV, encontrei um tutorial básico mesmo sobre o assunto, usando o Blender 3D. No tutorial, o autor mostra o procedimento para mapear e depois adicionar texturas em uma moeda.


Blender VT – Coin UV unwrapping from Dimitris Christou on Vimeo.

A primeira coisa que o autor do tutorial faz é modelar a moeda que não é muito complicado, para depois partir para o mapeamento UV. O conceito do processo é simples de entender e aplicar, principalmente em objetos com geometria simples como esse.

Depois que o modelo da moeda está pronto, o autor marca algumas das arestas do modelo 3d. Essas arestas funcionam como cortes, para que depois a malha do modelo 3d possa ser aberta. O segredo de tudo está na maneira como essas marcações são feitas.

Se você entender o procedimento com o Blender 3d, pode realizar o mesmo tipo de mapeamento em outros softwares 3d, pois o conceito usado para abrir a malha é o mesmo! A única coisa que muda são os atalhos e menus.

Com o modelo da moeda devidamente marcado, o próximo passo é abrir uma janela do tipo UV/Image Editor e acionar a tecla de atalho U, enquanto você estiver no modo de edição do Blender. Escolha a opção Unwrap e se tudo correu como no tutorial, você deve visualizar uma imagem da malha desse modelo 3d aberta na janela UV/Image Editor.

Agora é só ajustar o posicionamento dos planos, para adicionar uma imagem correspondente à textura que deve ser aplicada a moeda, tanto na janela UV/Image Editor como no editor de texturas do Blender.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial sobre texturas UV com o Blender 3D”

  1. Galera preciso de ajuda eu gosto muito de trabalhar com o programa BLENDER 3D eu gosto muito de fazer paisagens com arvores rochas etc , mas tem uma coisa as Texturas as texturas eu acho em um site chamado cgtextures ta ai o link de quem não conhece > http://www.cgtextures.com/ mas um detalhe sabe por exemplo texturar o chão de uma floresta de um jeito bem variado sabe uma textura de uma grama mas alta perto de algumas arvores umas texturas de grama mas baixa e também uma estrada de terra mas um detalhe importantíssima não deixar aparecer aquelas bordas de quando uma textura bate com a outra algum sabe de algum programa ou uma técnica que fassa com que uma textura meio que sobre ponhe a outra para não ficar aquela coisa meio que mau feita .

  2. não consigo apartir do blender texturizar um objecto ou uma personagem, não consigo aplicar cabelo cor de olhos introduzir letras na cena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *