Tutorial Adobe After Effects: Controle de animação com curvas

Quer um bom exemplo de como as ferramentas de animação, principalmente o editor de curvas pode ser útil até mesmo no Adobe After Effects? Uma das coisas que sempre falo para meus alunos, é que todos os softwares que lidam com animação, seja ele uma ferramenta 3d ou um software especialização em composição como o After Effects, usam as mesmas bases e conceitos. E quase sempre é mais importante dominar o conceito, para poder se adaptar de maneira rápida a qualquer software de animação.

Uma dessas ferramentas, que é muito conhecida dos animadores 3d é o editor de curvas. Com esse tipo de ferramenta, podemos fazer ajustes finos na velocidade e seqüência da animação, permitindo controle total por parte do artista, em termos de tempo e posicionamento dos keyframes.

O tutorial abaixo mostra uma animação extremamente simples no After Effects, mas usa o movimento do texto, para mostrar como é possível usar um editor de curva, muito semelhante ao existente em ferramentas 3d, para controlar a velocidade da animação.


Velocity Control in After Effects Tutorial from Go Media on Vimeo.

O vídeo é muito interessante para quem está começando a usar o After Effects também, pois mostra uma das animações mais simples de executar no software. Nas minhas primeiras aulas, na época em que ministrava aulas de composição e efeitos com o After Effects com certa freqüência, usava exemplos parecidos com esse nas primeiras aulas, para mostrar aos alunos a parte básica da timeline, que é um pouco confusa para algumas pessoas. Mas, com prática e paciência você acaba se acostumando.

No tutorial, o autor cria um layer de texto em que adiciona uma palavra. Essa mesma palavra recebe uma animação de movimento com dois keyframes. A princípio essa animação tem velocidade constante, mas o autor adiciona um pouco de Ease, para que o movimento seja mais lento no início e no final da trajetória.

Depois que o efeito de Ease é adicionado, o vídeo mostra como acionar o editor de curvas do After Effects, em que o artista pode ajustar da maneira que achar melhor, usando a curva da animação o tempo. Nesse caso, ele configura o movimento para começar com grande velocidade e ir parando aos poucos. Para incrementar o efeito, ainda é adicionado um Motion Blur ao texto.

Se você já estudou um pouco sobre animação e motion design, deve saber que o controle do tempo em animação é fundamental, e pode ser o segredo para a produção de um bom vídeo. Portanto, conhecer esse tipo de ferramenta, para quem quiser se especializar na área é muito importante!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial Adobe After Effects: Controle de animação com curvas”

  1. Olá Allan tudo bem ?, cara, seguinte, eu editava videos, sou apaixonado por cinema, consigo fazer muitas coisas em AE, e pela paixão de desenhos animados que tenho, veio o grande sonho que nao é de hoje, e sim de anos, aprender a criar ambientes, personagens etc…, mas nao tenho ideia direito como iniciar no after, pois sei que ele tem um grande conteudo 3d nele para se trabalhar, mesmo nao tendo o 3d max, bem, posso estar errado, mas o que eu gostaria de perguntar por onde começar, queria um tutorial que ensine a COLAR a parte lateral do personagem, a parte de trás enfim, pois tenho um personagem criado por mim e gostaria de dar vida a ele; se possivel uma ajuda, ou teria que cair p o 3d max ? desde já agradecido e sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *