Alguns dos melhores tutoriais que encontramos na internet são os que abordam o uso em conjunto de várias ferramentas gráficas, principalmente algumas opções mais avançadas como o After Effects unindo material criado com o 3ds Max. Mas, para poder fazer o trabalho de composição em vídeo real, o movimento da câmera real precisa ser mapeado e transportado para as câmeras virtuais do 3ds Max, ou de qualquer outro software 3d em que se deseje produzir efeitos especiais, para composição com vídeo real.

Esse tipo de tarefa é chamada de câmera tracking. Um dos softwares mais sofisticados do mercado para realizar esse tipo de tarefa é o Boujou, da 2d3. O Boujou é inclusive uma das ferramentas para composição em vídeo mais caras que conheço, sua licença comercial custa à bagatela de 10000 dólares, isso mesmo você não leu errado, ele custa dez mil dólares. Com o valor do dólar hoje, seria algo em torno de vinte e três mil reais.

Bem, mas esse artigo tem como objetivo mostrar o funcionamento do Boujou, e não mostrar o seu preço. Portanto, se você quiser ter uma ótima idéia de como o Boujou é usado, para criar mapear o movimento de câmeras reais, para depois passar essas informações para o 3ds Max e no final, compor a animação com efeitos no After Effects.

O tutorial em questão foi publicado no VideoCopilot.net e mostra o processo de criação de uma cena que simula o impacto de um meteorito em uma rua na cidade, com pessoas andando ao redor e carros.

O material está dividido em três partes e todas elas podem ser acessadas de maneira gratuita nos links abaixo, basta visitar o web site e clicar no botão Watch.

  • Parte 1 – Camera tracking com o Boujou
  • Parte 2 – Modelagem 3d com o 3ds Max (Na página é possível fazer o download do projeto)
  • Parte 3 – Tutorial de composição After Effects

No primeiro vídeo, a parte relacionada com o Boujou é abordada em mais detalhes, ficando os outros vídeos para a modelagem e animação com o 3ds Max, e composição final no After Effects.

Aqui temos um tipo de material raro e que mostra de maneira rápida e simples, como uma cena relativamente complexa é criada com softwares sofisticados. Não é todo dia que encontramos tutoriais interessantes, principalmente sobre o Boujou. Portanto, recomendo que você assista com muita atenção aos vídeos, para aprender um pouco mais sobre conceitos avançados de composição em vídeo digital, e efeitos especiais.