Tutorial de modelagem 3d: Criando uma árvore com subdivisão no Blender 3D

Até pouco tempo atrás era um verdadeiro pesadelo trabalhar com vegetação em 3d, pois a maioria das técnicas existentes envolvia o uso de modelos 3d de árvores, cheios de vértices e faces, o que dificultava o manuseio das cenas em 3d, sem falar no cálculo das sombras com o Ray Tracing ligado. Hoje em dia, existem vários plugins e scripts, que prometem criar árvores e vegetação de maneira rápida e convincente, principalmente se o seu objetivo for renderizar imagens para animação. No 3ds Max existe o fantástico RPC Trees, que apesar de ser bem caro é muito eficiente e apresenta opções bem convincentes, até mesmo em renders de baixa qualidade.

No Blender 3D temos o Tree from Curves, que foi desenvolvido para gerar as árvores do Big Buck Bunny. Apesar de apresentar uma série de controles, opções e oferecer certa flexibilidade ao artista, a interface do script ainda deixa alguns artistas iniciantes um pouco intimidados.

E se você quiser modelar a sua própria árvore? Bem, nesse caso será necessário trabalhar com o detalhamento de um modelo 3d semelhante a esse tipo de objeto, e foi exatamente o que um artista chamado Bryan Tenorio fez, e para ajudar outras pessoas com o mesmo objetivo, ele publicou um tutorial sobre a modelagem.

No tutorial o artista usa o Blender 3D para demonstrar a modelagem.

O procedimento é bem simples, sendo indicado para usuários que ainda precisam praticar modelagem por subdivisão. Se você já tem conhecimentos intermediários sobre modelagem, talvez esse tutorial pareça simples demais.

A técnica é bem simples e consiste na edição de uma primitiva geométrica, nesse caso um cubo, com ferramentas de subdivisão como o Extrude e o Corte de faces. Depois que as faces forem cortadas, basta ir redimensionando e movendo as arestas do modelo 3d, para aos poucos criar o modelo da árvore. No tutorial é possível seguir todas as fases de detalhamento do modelo.

Depois que os troncos da árvore estão criados, basta editar as texturas para as folhas e aplicar o mapeamento, mas faces destinadas à representação das mesmas. Assim teremos um modelo com folhas realistas, usando texturas com canal alpha, que economizam em muito os recursos do computador no momento do render.

Esse é um exercício de modelagem simples, mas que exige paciência, sendo ideal para quem está começando ou quer começar.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Tutorial de modelagem 3d: Criando uma árvore com subdivisão no Blender 3D”

  1. boa dica allan… tava precisando de algo parecido pq o gen3 pesa e nao deixa um resultado não muito bom

    valew

  2. Pingback: Modeling trees « Kunigami’s Weblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *