Existe um jargão repetido em várias palestras motivacionais em empresas que precisam inovar que é o “pensar fora da caixa”, que incentiva as pessoas a pensar fora dos padrões para poder criar coisas novas e melhorar processos. Isso é possível em animação 3d? Claro que é! Um animador conhecido como pepeland, responsável por algumas das melhores animações com personagens no Blender, assim como personagens gratuitos completos para animação, elaborou um tutorial muito interessante sobre o uso do módulo de escultura do Blender, como forma de ajustar o posicionamento de personagens em animação.

Podemos chamar isso de pensar fora da caixa, em termos de animação 3d. Quando uma pessoa aprende a trabalhar com as ferramentas de escultura, basicamente ela usa o módulo para criar modelos 3d. No tutorial que o pepeland preparou, ele mostra os procedimentos no Blender, para produzir uma animação com Squash & Stretch, usando os shape Keys do Blender e o modo de escultura.

O vídeo tem narração apenas no início, depois que o tutorial começa o áudio é substituído por algumas indicações em texto na parte inferior da tela.

Se você já conhece o Blender, o tutorial mostra ferramentas que são familiares aos usuários com conhecimentos intermediários. Caso você não conheça o Blender, me permita explicar um pouco o que acontece no vídeo. O artista usa o personagem principal do Big Buck Bunny, para realizar uma animação que seria criada com manipulação de vértices.


AniSculpt Tutorial — Pepeland from psl on Vimeo.

O material está disponível em alta resolução no Vimeo, se você quiser assistir em tela cheia, recomendo visitar a página do vídeo no Vimeo.

O tutorial mostra muito bem o uso do Grease Pencil também, como forma de ajustar o posicionamento do personagem no vídeo. O artista usa a ferramenta de desenho do Blender, para estudar e marcar as formas do personagem.

Para que a animação do personagem fique registrada com os respectivos keyframes, o Shape Keys do Blender é usado. Em outros softwares essa ferramenta é conhecida como Morph. Se o seu objetivo é trabalhar com animação de personagens e Blender, esse é um ótimo exemplo que foge dos tradicionais tutoriais em que a deformação é realizada unida e exclusivamente por ossos.