Esse é mais um tutorial básico de modelagem 3d, agora totalmente focado no uso do 3ds Max, com as suas ferramentas de modelagem poligonal. Os usuários do 3ds Max, que quiserem se especializar em modelagem poligonal, devem procurar trabalhar com modificadores como o Edit Mesh ou Edit Poly para criar seus modelos 3d. No tutorial que pretendo mostrar nesse artigo, o autor se concentra no uso do Edit Poly para criar o modelo 3d de uma banheira. O objeto é simples, não apresenta detalhes mais é perfeito para um exercício de modelagem por subdivisão.

Esse é o vídeo, sem áudio.


Modeling a bath with editablepoly in 3D Studio MAX from Oguz Ayoglu on Vimeo.

Como na maioria dos exemplos de modelagem por subdivisão, o artista 3d usa uma primitiva geométrica como base para a modelagem, nesse caso um cubo. Depois que o cubo é posicionado na cena, o modificador Edit Poly é acionado.

Quais são as ferramentas usadas para começar a modelagem? O vídeo está com uma resolução mediana, mas é possível identificar alguns dos botões e ferramentas usados pelo autor:

  • Extrude: Esse é mais que obrigatório que você conheça! O extrude é o responsável pela criação de novas faces, com a projeção de uma face ou aresta selecionada.
  • Inset: Aqui temos uma opção que funciona como se fosse um extrude, seguido de uma escala. A face selecionada recebe uma nova face, menor em escala, mas com o mesmo formato da seleção original.
  • Chamfer: Com essa opção é possível criar quinas em arestas, essa ferramenta é usada para formar as divisões na parte frontal do modelo 3d.
  • Loop: Botão de seleção, que se for acionado enquanto uma aresta estiver selecionada, faz com que o modificador selecione
  • Tessellate: Essa opção funciona como se fosse uma subdivisão de uma face, adicionando arestas que dividem a superfície.

Cada uma dessas opções ainda permite manipular as suas transformações com valores numéricos, como o autor do tutorial faz ao clicar no pequeno botão com um ícone semelhante a um quadrado. Assim que ele aciona essa opção, uma caixa de diálogo aparece em que é possível atribuir valores, para o extrude, inset e outras opções.

Com esses conhecimentos, fica fácil de seguir o tutorial. Agora é só começar a criar o seu próprio modelo 3d.