Assim que o trabalho de um artista especializado em modelagem 3d termina, outro processo igualmente complexo mas que requer do artista mais habilidade na manipulação de imagens 2d que 3d. A criação de texturas é uma arte, que você pode dominar ou simplesmente conhecer o suficiente para ambientar seus modelos 3d. Na maioria das vezes as pessoas têm apenas o conhecimento necessário para configurar seus projetos próprios, mas algumas pessoas têm tanta habilidade com texturas, que acabam trabalhando apenas com isso, em ferramentas como o Painter ou Photoshop.

Existem até mesmo alguns softwares especializados para trabalhar com texturas, como o poderoso Body Paint 3D que consegue editar texturas diretamente sobre o corpo dos personagens 3d, até ferramentas como o Texture Maker, que é um software mais barato que o Body Paint, mas especializado em texturas de maneira geral.

Quer aprender como funciona uma dessas ferramentas? O tutorial abaixo mostra alguns aspectos básicos sobre o Texture Maker, e a sua integração com o LightWave 3D. No vídeo, o autor mostra como criar os chamados mapas normais, ou normal maps, que são muito mais poderosos que os famosos mapas de Bump. Os mapas de Bump são representados em escala de cinza, já os mapas normais podem apresentar uma variação de cor um pouco maior, com tons de magenta e lilás.

No vídeo, podemos compreender a vantagem de usar uma ferramenta especializada em trabalhar com texturas, pois foi muito rápido transformar uma fotografia simples, em um mapa normal.

Assim que o mapa está criado, o próximo passo do tutorial é mostrar o processo de configuração da textura no LightWave 3d. A configuração é simples, com as dicas mostradas no vídeo qualquer artista que esteja começando a trabalhar com o LightWave, pode em poucos cliques conseguir configurar esse tipo de textura, até mesmo com um arranjo de nós.

Na segunda parte do tutorial, o autor ainda demonstra o efeito dos mapas em um personagem 3d. Com esse tipo de textura é possível adicionar pequenos detalhes em personagens, principalmente em superfícies com escamas, como é demonstrado no exemplo do vídeo.

Mesmo não sendo uma aula completa sobre o assunto, podemos aprender um pouco mais sobre a importância desse tipo de textura e presenciar alguns exemplos reais. Sem mencionar, as dicas sobre o LightWave 3d, que o autor passa ao longo do vídeo.

Só para registrar, o software chamado Texture Maker é pago, sua versão comercial custa 99 Euros.