Uma coisa que sempre deixa as pessoas um pouco confusas é o trabalho com rotações. Na verdade esse é um problema inerente a maneira com que as rotações são mensuradas, pois não é muito comum para nós, manipular valores como graus e radianos. Assim que as pessoas começam a trabalhar com softwares 3d ou de composição 2d, esses valores passam a importar muito mais, principalmente se o seu objetivo for manipular valores e transformações usando expressões.

No Adobe After Effects, o trabalho de edição com rotações é um pouco mais complicado, devido à maneira com que a timeline exibe os controles de rotação. Como esses controles são um pouco diferentes, ao que estamos habituados em outros softwares, os artistas iniciantes ficam um pouco confusos. Posso dizer isso, devido a várias experiências que já tive, quando estava ministrando aulas sobre After Effects.

Se você estiver aprendendo o After Effects e quiser um tutorial bem básico, sobre o funcionamento da ferramenta de rotação, o vídeo abaixo mostra muito bem as diversas maneiras de fazer rotação com keyframes.

Por que é complicado trabalhar com rotações no After Effects?

Vamos às explicações, acompanhadas do tutorial que ajuda muito no entendimento. Na timeline do After Effects, a configuração da rotação é medida em graus, sendo precedida por um número assim “2x”. Algumas pessoas acham que isso é equivalente a uma multiplicação, em que valores como “2x 140°” significa uma rotação de 280°. Quando na verdade, o valor que é acompanhar de um x configura o número de giros completos em 360°.

Portanto, um objeto com a rotação configurada como “2x 140°” vai girar 860°, que são dois giros completos em 360 mais um adicional de 140 graus. Se o valor estiver em 0x, significa dizer que o objeto vai girar apenas o valor determinado em graus.

Entendeu o porquê de ser um pouco complicado de trabalhar com rotações na timeline do After Effects? E ainda pode ficar um pouco mais complicado, depois que acionamos a opção de manipular dados em 3d, controles para girar os objetos nos eixos X, Y e Z aparecem na timeline. Cada um dos eixos pode receber keyframes e configurações independentes.

Para quem está aprendendo a trabalhar com o After Effects, esse tutorial é bem interessante e deve elucidar algumas dúvidas sobre o assunto. Sugiro que você realize o mesmo procedimento sugerido pelo autor do vídeo, use um objeto bem simples criado no Photoshop ou outro software de ilustração para praticar.