Todos que trabalham com animação ou computação gráfica 3d, gostariam de um dia começar a trabalhar ou participar de um grande filme, ou projeto de animação como os realizados pela Pixar ou Dreamworks. Mas, o futuro desses profissionais pode estar em um mercado muito maior que a própria indústria do cinema, e que consome de maneira ávida material de animação. Estou falando da indústria de jogos, que sempre precisa de material relacionado com animação 3d, para ilustrar o enredo dos jogos e até mesmo para fazer parte do material que é usado nos jogos mesmo. Afinal de contas, um jogo pode ser considerado uma animação interativa.

O que é necessário para trabalhar para uma produtora de jogos? Ou quem sabe abrir a sua própria empresa para prestar serviço para essas empresas? Com a onda de Offshoring crescente nessa indústria, e com a crise financeira forçando as empresas a diminuir cada vez mais os custos, pode apostar que a procura por locais em que o custo de produção é menor, vai aumentar ainda mais. Quer outro motivo? Com o dólar a quase 2,50 a contratação de profissionais em países como o Brasil, fica ainda mais barata.

Mas, o que é necessário para trabalhar nessa área? Quem quiser um depoimento de uma pessoa que migrou da área de animação para filmes, e partiu para a área de jogos, pode conferir as dicas e depoimento do Cameron Fielding que escreveu um ótimo artigo no seu blog, chamado Flip, sobre esse o trabalho de animação para jogos.

Se inglês não for o seu forte, aqui você encontra uma tradução automática do Google.

Keytoon Animation Studio 04

Alguns pontos do artigo que merecem destaque, os que falam sobre as características e diferenças da animação tradicional.

  • Você precisa compreender o que é realmente importante em uma animação para jogos
  • Você não precisa ser um viciado em videogame para conseguir trabalhar nessa área
  • Você não precisa ter um diploma para conseguir um emprego nessa área
  • Não é necessário ser especialista em softwares como 3ds Max, Maya ou Softimage para conseguir um trabalho

O que é necessário então? Um bom portfólio! Nessa parte concordo completamente com o autor do artigo, em alguns momentos um bom portfólio junto com uma entrevista bem sucedida, pode abrir qualquer porta em produtoras. Por isso é que sempre falo para meus alunos investirem em praticar, com o intuito de adicionar esse material nos seus respectivos portfólios, ou como os artistas costumam chamar, o seu Demo Reel.

Para todos que pretendem levar essa atividade para algo mais que apenas um hobby, recomendo a leitura do artigo. Mesmo a tradução automática está boa, com apenas alguns erros de concordância, como de costume.