Apesar da maioria dos artistas ou profissionais envolvidos com computação gráfica, dedicar menos importância e até mesmo desprezarem os softwares e ferramentas de editoração, acredito que é muito importante conhecer esse tipo de software. Até pelo fato de alguns dos trabalhos de renderização 3d, terem como ponto final de entrega para clientes, ferramentas como o Adobe InDesign. Sim, aquela renderização que você preparou para um infográfico, pode estar sendo finalizada no InDesign para impressão em grande quantidade. Como passei muito tempo, ministrando aulas sobre InDesign estou acompanhando de perto, as novidades e tutoriais sobre os novos recursos do InDesign CS4.

Essa semana, o Creative Suite Podcast, que é um vídeocast muito legal, produzido por um artista chamado Terry White, publicou um pequeno tutorial sobre um novo recurso do InDesign CS4, chamado de texto condicional.

O tutorial está disponível para download no formato MP4, para que você possa assistir até mesmo em dispositivos móveis. Mas, o que faz exatamente esse recurso?

Os textos condicionais são uma excelente ferramenta para os profissionais de design, que precisam criar diversas versões do mesmo documento. Seria quase como que criar layers especiais para cada parte de um projeto de design, mas com uma vantagem adicional em relação aos layers. Quando um texto fica oculto, com o uso apenas de camadas, o resto do material, seja ele texto ou imagens, não se adapta ao espaço vazio deixado pelo bloco de texto.

Mas, com essa nova ferramenta de texto condicional isso é possível! No painel de textos condicionais, você pode configurar um novo texto condicional, e determinar esse texto está ou não visível, apenas ligando ou desligando o ícone do olho, de maneira semelhante ao que é feito com layers. Com a vantagem, de quando o texto desaparecer, o resto do material se adapta para ocupar o espaço.

Por exemplo, você pode elaborar uma propaganda, que precisa ser distribuída em cidades diferentes. O documento pode ter os nomes da cidade no título, e para trocar esses nomes, basta criar um texto condicional, ligar o nome desejado e exportar o documento em PDF ou então enviar para impressão.