Nas suas duas últimas grandes atualizações o Blender 3D ganhou alguns modificadores extremamente úteis, como o Bevel e o ShrinkWrap. Esse último ainda está sendo pouco divulgado, com tutoriais e documentação, mas ele é simplesmente um salvador na hora de trabalhar com adaptação de geometria em superfícies complexas. A maioria das pessoas ainda usa ele com o objetivo de ajustar planos sobre personagens 3d, mas estou vendo ótimos exemplos de artistas usando o modificador para modelar cenários e topografia no Blender 3D.

Um tutorial bem interessante pode ser conferido no vídeo abaixo, em que o autor demonstra a técnica de maneira bem rápida. No caso, ele está trabalhando na modelagem de um cenário, ao que parece é um tipo de cânion. Ele usa o modificador para adaptar algumas curvas que simulam raízes de arvores, sobre a topografia do terreno, que como é bem evidente no vídeo não é simples e apresentam várias pequenas deformações.


Shrinkwrap tutorial from adrian2608 on Vimeo.

Isso é fácil de fazer? Claro que é! Se você tem conhecimentos intermediários de modelagem com o Blender 3D pode tentar sem problemas. Veja no exemplo abaixo, que montei de maneira bem rápida, com um plano bem subdividido e uma curva sobre ele.

Para deixar o exemplo ainda melhor, use o proportional do Blender para deformar bem o plano e criar várias deformações, simulando uma topografia cheia de detalhes. Depois, uma curva com várias subdivisões foi posicionada logo acima do plano. Agora tudo que você precisa fazer é aplicar o modificador na curva, e caso essa mesma curva tenha uma quantidade razoável de subdivisões também, o resultado será a adaptação perfeita da curva a superfície.

O procedimento é bem simples e pode ajudar muito a elaborar animações ou modelos 3d complexos. Por exemplo, imagine que você precisa fazer a animação de um trem, que tem seus trilhos perfeitamente adaptados ao terreno irregular do cenário. Basta usar esse modificador para que o modelo 3d se adapte ao cenário. Já tive que fazer um cenário como esse e quem me deram se na época eu tivesse esse tipo de ferramenta para ajudar no projeto.

Depois que a curva estiver adaptada na superfície, você também pode fazer uma animação de um objeto se deslocando na malha 3d, ou até mesmo distribuir várias árvores ou modelos 3d para preencher os espaços no cenário.