Está ai um dos pontos positivos de uma concorrência saudável entre empresas diferentes que precisam angariar, novos artistas 3d para usar seus softwares. Veja o exemplo da SideFX que constantemente publica no seu web site, vários tutoriais e material em vídeo, mostrando como o Houdini funciona, em alguns dos seus aspectos mais fortes, como na simulação física e animação de personagens. Essa semana, mais um ótimo tutorial sobre um assunto que gera muitas dúvidas em artistas 3d iniciantes foi publicado no site, o assunto é simulação de cabelos e pelos em personagens virtuais.

O tutorial foi gravado durante uma apresentação na Siggraph e é narrada por Derrick Moser, um dos desenvolvedores do Houdini, que comenta vários aspectos interessantes da criação de pêlos em ambientes 3d.

O primeiro aspecto que ele comenta é relacionado com as características dos modelos 3d, que é a aplicação desse tipo de efeito em qualquer geometria em poses estáticas e principalmente, combinar efeitos de dinâmica para fazer com que os pêlos aplicados em objetos com movimento, possam interagir com campos de força, como vento e partículas.

Como forma de demonstrar o exemplo, ele aborda a criação e configuração de um personagem digital semelhante a um ciclope, sem braços e apenas duas pernas. Apesar de parecer simples, até que a concepção desse personagem ficou interessante.

Um aspecto interessante em relação ao Houdini, que confirma algo que sempre comento com meus alunos, é que a interface dessas ferramentas 3d é muito semelhante. Por exemplo, a primeira coisa que é mostrada no software é um Shelf, muito parecido com o existente no Maya.

Todo o processo é gerenciado com parâmetros na interface e nós de composição. Em poucos cliques de mouse já é possível começar a trabalhar com os pêlos no Houdini. Depois, boa parte do processo de edição é dedicada ao ajuste da aparência desses pêlos.

Para quem gosta de detalhes técnicos, a palestra fala também de diversos aspectos interessantes sobre a maneira como os pêlos são criados no Houdini. Desde a sua concepção até o funcionamento interno e o relacionamento dos filamentos com os polígonos dos modelos 3d.

Outra parte interessante é relacionada com a aplicação de materiais do tipo Anisotropic nos filamentos, para atribuir maior grau de realismo aos pêlos.

No total, são mais de 40 minutos de vídeo (130 MB)! Para fazer o download, visite esse endereço para acessar a página da SideFX com a descrição da palestra sobre simulação de pêlos em 3d com o Houdini.