Algumas coisas no trabalho de animação 3d são bem peculiares. Por exemplo, tarefas e atividades que são extremamente simples no mundo real, podem assumir altos níveis de complexidade para fazer em 3d, sem um mínimo de ferramentas personalizadas. Por exemplo, o ato de pegar um pedaço de papel para amassar é simples, mas fazer esse tipo de operação em 3d é muito complicado. Se você tiver conhecimentos sobre scripts, como Python ou MAXScript pode elaborar uma pequena rotina para ajudar. Como esse tipo de conhecimento é demasiadamente complexo de atingir em 3d, o mais fácil mesmo é partir para artifícios que podem nos ajudar a realizar essa tarefa.

Qual seria a melhor ferramenta? Um artista que usa o Cinema 4D, teve uma ótima idéia, de usar a ferramenta Cloth do Cinema 4d para ajudar na criação desse tipo de tutorial. O resultado? Uma animação rápida e convincente de um plano sendo amassado, que pode ser até mesmo adaptada para outras ferramentas 3d.

Se você quiser aprender o procedimento, ele gentilmente gravou tudo em vídeo o publicou no Vimeo:


Paper Crumple Tutorial in Cinema 4D from Mike on Vimeo.

O procedimento no começo do vídeo é bem simples e não requer grandes conhecimentos, o artista cria dois planos, um que serve como base e outro é o papel.

Depois que os objetos estão posicionados, ele adiciona a tag Cloth do Cinema 4D no objeto que representa o papel. Bem, nesse ponto aparece um comentário muito importante, que nesse tipo de ferramenta como o Cloth é muito valioso. O autor descreve que as configurações que ele usa para esse tutorial em particular, funcionam para a cena dele, mas não quer dizer que os mesmos parâmetros funcionam com outras cenas.

O processo de investigação, com a chamada tentativa e erro, consiste em um dos mais ricos meios de encontrar novos efeitos para animação. É mais ou menos o que acontece com aqueles efeitos mirabolantes com filtros do Photoshop, em que os artistas adicionam uma seqüência interminável de filtros, para conseguir um determinado efeito.

Em 3d, esse processo pode levar o artista a encontrar novos usos, para ferramentas que a princípio simular outros processos.

Quer uma dica? Abra o seu software 3d favorito e tente reproduzir o efeito.