Clicky

O Blender 2.50 está começando a aparecer

Se você estava aguardando ansiosamente para ter uma idéia de como ficaria o Blender 2.50, um protótipo de como ficará a tão falada nova interface já está operacional. Como mencionei, esse é apenas um protótipo e serve apenas para fins de estudo e avaliação da equipe, portanto não será possível sequer trabalhar na 3D View com modelos 3d. Mas, o que é possível fazer com essa versão preliminar do Blender? Caso você queira fazer um teste, pode fazer o download diretamente do graphicall.org, nesse endereço para uma versão Windows.

Só para que você tenha uma boa idéia do que fazer com esse Blender 2.50, apenas navegar nos menus preliminares.

Depois de usar e testar por alguns minutos essa versão preliminar fica bem evidente, que o software ainda deve sofrer muitas modificações para chegar a uma versão alpha. Na parte direita da interface, você encontra apenas os menus, que devem originar algum tipo de sistema de navegação único, por todas as partes do Blender, como acontece com o Outline, mas mais semelhante a um gerenciador de pastas.

Para quem estava com muita curiosidade em conhecer a já lendária nova interface, esse preview mata um pouco da curiosidade. Em minha opinião, ainda acho que o Blender 2.50 deve demorar no mínimo mais 6 meses para ver a luz do dia. Nos últimos anos, o ciclo de desenvolvimento do Blender e os lançamentos de novas versões levava em média 4 meses. Isso quando o problema era apenas testar novas ferramentas, para achar possíveis problemas e providenciar correções.

Agora a coisa é muito maior, quando partes inteiras do software precisam ser reescritas, e principalmente novas e complexas partes dele, como a já também lendária Render API devem aparecer, os problemas e bugs que devem surgir, assim que os artistas 3d ao redor do mundo, comecem a fazer testes com o software, devem demandar um pouco mais de tempo.

Sem mencionar a grande quantidade de projetos envolvendo o desenvolvimento de novas ferramentas para o Blender, que ainda estão acontecendo. Por isso é que provavelmente, ainda teremos uma versão 2.49 do Blender antes de trabalhar mais com o 2.50.

2017-04-11T10:33:21+00:00 By |Blender 3D|7 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Paulo José 29/11/2008 em 3:53 pm

    Mesmo que demore, a versão 2.50 valerá a espera. Sim, porque me espanta a quantidade de recursos de alto potencial que estão sendo trabalhados.

    Já temos o Lightcuts, que fará o Blender competir com Yafaray, Indigo e outros renderizadores de GI avançada. Falta apenas melhorar o Raytracing do Blender para que o Lighcuts possa trabalhar [bem] mais rápido com transparência por Raytracing. No mais, a iluminação global gerada pelo Lightcuts já é perfeita e a capacidade de fazer malhas iluminarem a cena está pronta.

    Temos também o True Volumetrics, que dará novas possibilidades para efeitos especiais, abrindo um novo leque de idéias para a animação. Imagine: fazer fumaça, fogo, neblina e pirotecnia com o Blender, mas de maneira fácil e realista!

    Pra encerrar, virá o Freestyle, com renders em estilo cartoon autêntico e a nova interface (que me faz ter um pouco de medo, afinal a interface atual já é ótima).

    E só deus sabe que poderá surgir nestes próximos 6 meses!

  2. unfear 30/11/2008 em 1:07 am

    Opa, Allan estava precisando ver isso, depois do PDF com alguma previa de como irá ficar a interface fiquei muito ansioso para chegar logo está nova versão, antes de ter visto a previa estava preocupada com medo que estragassem o Blender, mas agora posso dormir tranquilo..

    agora o jeito é segura a ansiedade e ficar de olho nas novidades

  3. Yo Frankie! « Blender Total 10/12/2008 em 1:08 am

    […] novidades. Se você quiser ter uma pervisão pequena, bem pequena, do que será o Blender 2.5 pode baixar uma versão de testes. Nela não há nada de muito revelador, mas é possível testar algumas […]

  4. israe avlis 25/07/2009 em 5:15 pm

    ola Allan
    gostaria muito que voce desse uma olhada em meu blog
    ISRAEL AVLIS e desse uma nota para meu projeto feito no blender, sera uma propaganda, ainda nao esta pronta, mas ficarei contente se voce me desse algum palpite de como melhorar.

    obrigado!!

  5. Sergio da Costa Lima 13/08/2009 em 9:56 pm

    Uma falha gravissima do blender é que, pelomenos ate agora, nao sei como importar arquivos do proprio blender para uma sena que eu esteja trabalhando.
    consigo importar todos os formatos suportados pelo blender, mas, arquivos .blend nao consigo.

    existe uma forma direta pra fazer isso ?
    me ajude
    pis ate o momento nao encontreio nenhum tutorial que esclarecesse o assunto.
    valeu!!!

  6. Allan Brito 14/08/2009 em 3:55 pm

    Oi Sérgio,

    Você já tentou o menu File-> Append?

    Isso pode importar objetos de outras Cenas.

    Abraços

Deixar Um Comentário