Clicky

Fotografia com a técnica tilt shift para fazer objetos reais parecerem artificiais

A fotografia está diretamente relacionada com a produção de conteúdo em 3d, basta dizer que você precisa adicionar uma câmera na sua cena, com configurações como lentes, abertura, velocidade do obturador e ISO. Tudo isso faz com que conhecimentos de técnicas relacionadas com fotografia, sejam de grande valia para qualquer artista envolvido com a produção de conteúdo 3d. Existem até mesmo técnicas fotográficas que permitem transformar objetos reais, com grandes dimensões em imagens que representam aparentemente uma minúscula maquete. Essa técnica chama a atenção, pelo fato de fazer exatamente o oposto do que muita gente procura fazer com a modelagem 3d e renderização, que é o foto realismo.

Como podemos usar esse tipo de conhecimento em nosso benefício? Ao conhecer as técnicas usadas pelos fotógrafos, seja com o uso de lentes ou até mesmo as configurações no Photoshop, podemos evitar essas características para obter o foto realismo.

Antes de continuar, veja esses dois exemplos de imagens geradas com técnica do Tilt Shift, uma delas é estática e a outra um vídeo gravado nas praias de Sydney, Austrália.

mini work station


Beached from Keith Loutit on Vimeo.

Reparem que na imagem e no vídeo, a impressão que temos é de observar uma miniatura. Tudo parece minúsculo, desde os veículos até as pessoas se movimentando no vídeo, aparentemente na mesma escala das formigas.

Como eles fazem isso? Para gerar esse tipo de imagem, existem algumas regras que os fotógrafos seguem.

  • Sempre tirar as fotografias de lugares altos, para obter vistas aéreas do cenário. Isso simula perfeitamente o efeito de um fotógrafo, tirando a foto de uma maquete;
  • Como os materiais das maquetes são geralmente novos, ou passam a impressão de cores mais vivas, pois são feitos de papel, vidro e acrílico os fotógrafos acentuam a saturação das cores no Photoshop;
  • Na fotografia de maquetes e objetos pequenos, são usadas lentes especiais chamadas de Macro. Sempre que essas lentes são usadas, a imagem acaba recebendo nas suas bordas um desfocamento característico, semelhante a um efeito de Blur. No Photoshop isso pode ser obtido com filtros, para simular esse tipo de efeito. Em máquinas fotográficas reais, existem lentes próprias para simular o efeito das Macros em ambientes e cenários mais amplos.

Mesmo não tendo uma aplicação prática e direta, podemos aprender um pouco mais sobre enquadramento de imagens, que deve respeitar a altura do observador e a escolha correta das cores. Isso pode ser determinante para que a sua imagem, produzida em algum software 3d seja considerada real.

Mais um excelente exemplo de como a fotografia pode influenciar o trabalho de um artista 3d, com técnicas e ferramentas úteis, para mostrar que nem sempre o objetivo é transformar o artificial em real, mas o contrário também é possível.

Para conferir mais alguns ótimos exemplos desse tipo de fotografia, recomendo uma visita a essa galeria de imagens, com fotografias tiradas usando a técnica do tilt shift.

2017-04-11T10:33:20+00:00 By |Fotografia, Photoshop|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. download » Blog Archive » Fotografia com a técnica tilt shift para fazer objetos reais parecerem artificiais 03/12/2008 em 3:39 am

    […] Leia mais direto na fonte: http://www.allanbrito.com […]

  2. Tacio Philip 17/02/2011 em 2:08 pm

    “Na fotografia de maquetes e objetos pequenos, são usadas lentes especiais chamadas de Macro. ”

    Está errado isso, não é lente macro usada para esse tipo de foto, é lente Tilt-Shift.

  3. Eduardo Magno Cooper 13/04/2011 em 5:44 pm

    Tacio Philip, discordo do que disse.
    Para fotografia de maquetes e objetos pequenos, são utilizadas lentes macro sim.
    Para que fotos de paisagens reais se pareçam com maquetes, utilizam-se lentes tilt-shift.

Deixar Um Comentário