Dentre a maioria dos e-mails que recebo aqui do blog, com dúvidas sobre softwares 3d, uma pergunta tem aparecido com mais e mais freqüência na minha caixa de entrada. Pelo que parece, essa dúvida foi motivada pelos recentes artigos que publiquei aqui no Blog, com a nova interface do Blender 3D, que está sendo planejada para a versão 2.50 do software. As dúvidas estão relacionadas à facilidade com que será possível migrar de softwares, com mudanças tão drásticas na interface dos mesmos. Por exemplo, vale à pena estudar Blender 3D agora com essa mudança na interface, planejada para as próximas versões?

Antes de responder a essa pergunta, me permitam explicar que isso é muito relativo e está diretamente ligado com o seu objetivo em aprender um software 3d.

Uma coisa que muita gente ainda acredita ser verdadeira, é que a maioria das empresas que trabalha com softwares 3d, sempre utiliza as últimas versões dos softwares. Isso é uma ilusão, pois a maioria das empresas está interessada mesmo em produzir conteúdos, como animações e imagens. A parte do software é o meio apenas.

Ainda conheço alguns artistas que usam o 3ds Max 8 como software, pelo simples fato dessa versão atender a todas as suas necessidades criativas.

Sem mencionar o fato de uma atualização de software, principalmente no que se refere a ferramentas 3d, demandar uma atualização de hardware também.

No caso do Blender 3d as coisas são um pouco mais complicadas, pois é muito fácil atualizar o software. Já que ele é totalmente gratuito, basta visitar o web site e fazer o download.

O que você precisa entender ao estudar esse tipo de software é a função de cada ferramenta, para poder se adaptar a qualquer software. O botão extrude está presente em softwares como o Blender 3D, 3ds Max, LightWave, Maya, Softimage e Cinema 4D. Mesmo não tendo usado nenhuma dessas ferramentas, sabendo o que faz o extrude, você saberá quando e como usar ele. Esse é o segredo!

Quando um dos meus alunos me fala que recusou uma proposta de emprego, por não conhecer o software que a empresa usa, eu geralmente digo a ele que em tom de sermão, que esse tipo de oportunidade não se perde por conhecimento de software. Você pode muito bem se adaptar a qualquer software 3d, contanto que a parte básica dos softwares 3d esteja bem fundamentada.

A moral da história? Pode estudar qualquer software hoje mesmo, e não se preocupe com as atualizações, elas são inevitáveis, mas é o seu conhecimento dos fundamentos da computação gráfica 3d que devem determinar a facilidade com que a adaptação, a novas interfaces e softwares será realizada.